Quem viu o dedo do senhor?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Por causa da profanação ao sagrado, o rei Belsazar viu os dedos de Deus traçando o seu destino (Daniel 5:22-30). E Belsazar morreu por ter profanado o que era consagrado a Deus.

Segundo a Bíblia, em um momento da festa, apareceu uma mão que escreveu em uma das paredes atrás do trono de Belsazar: "MENE, MENE. TEQUEL. PARSIM." Ao observar o fenômeno espiritual, o rei Belsazar encheu-se de medo, dúvida e perturbação.

E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

1. O gesto de Deus. Os dedos das personagens, quase se tocando, são o ponto alto da composição. A mão de Adão ainda denota falta de vitalidade, que será conferida a ele através do toque de Deus.

Símbolo do Montanhismo Brasileiro, o Dedo de Deus é certamente a montanha mais conhecida da Serra dos Órgãos, quiçá do Brasil. O Dedo de Deus foi o palco do nascimento do Montanhismo no Brasil. Essa história começou em 1912 com a conquista do Dedo de Deus por cinco jovens teresopolitanos.

Isaías viu o Senhor e o Senhor o chamou para ministrar ao povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria.

Introdução. João viu um novo céu e uma nova Terra, e a cidade de Nova Jerusalém descer do céu. Ele também viu que Deus habitará com Seu povo e o consolará, e que a cidade celestial de Deus será estabelecida na Terra.

De acordo com a tradição cristã, foi Maria Madalena quem testemunhou a ressurreição e recebeu a primeira aparição de Jesus. Apesar de toda essa importância, ela é mencionada pelo seu nome apenas 14 vezes na Bíblia.

Então, do próprio Deus foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito: Mene, Mene, Tequel, Parsim. * Esta é a interpretação: Mene: Contou Deus o teu reino, e o acabou. Tequel: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.

Significa Deus é meu juiz.

Ele deu o seguinte significado a essas palavras (Daniel 5:25-28): Mene: Contou Deus o teu reino, e determinou o seu fim. Tequel: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. Parsim (Peres): Dividido foi o teu reino, e entregue aos medos e aos persas.

Elias falou com o Senhor e houve um vento, um grande vento, mas o Senhor não estava no vento. Houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Houve um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo, uma voz mansa e delicada, que descrevo como os sussurros do Espírito”.

Zacarias 1–6 relata oito visões concedidas pelo Senhor a Zacarias sobre a casa de Israel: Uma visão de cavalos (ver Zacarias 1:7–17), que ensina sobre o modo misericordioso com que o Senhor lidará com Jerusalém.

A dúvida de São Tomé
Os outros discípulos disseram para ele: “Nós vimos o Senhor”. Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei”.

O Dedo de Deus (1692m) está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e se destaca pelo seu imponente formato e beleza cênica. A conquista do Dedo de Deus aconteceu em 1912, após este fato o Dedo de Deus se tornou símbolo do Montanhismo Brasileiro, a montanha mais conhecida da Serra dos Órgãos e do Brasil.

COMO CHEGAR
O acesso à trilha para o Dedo de Deus fica no alto da Serra de Guapimirim, próximo ao restaurante Paraíso da Serra, sendo necessária prévia autorização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O Dedo de Deus está situado a 1.692 metros de altitude e, por isso, é considerado um dos maiores picos do país. O atrativo está localizado na região da Serra dos Órgãos, que possui uma rica biodiversidade e paisagens lindas da Serra do Rio de Janeiro.

Dedo de Deus leva este nome por ter o formato de uma mão fechada apontando o dedo indicador para o céu. Mudando o ângulo de visão é possível enxergar os cinco dedos.