São atividades lúdicas?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Exemplos de atividades lúdicas para educação infantil

  1. Leitura. Não é segredo que ler é bom para as crianças. ...
  2. Pintura ou desenho. ...
  3. Teatro de fantoches. ...
  4. Quebra-cabeças. ...
  5. Música e Dança. ...
  6. Acampamento. ...
  7. Gincanas. ...
  8. Massinha de modelar.

As atividades lúdicas/recreativas são atividades de entretenimento, que potenciam a aprendizagem, a criatividade e contribuem para a estimulação multissensorial e intelectual do idoso, num meio descontraído e prazeroso, satisfazendo as necessidades físicas e psicossociais dos mesmos.

Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.

O Ensino Lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade dos alunos e proporcionar novos conhecimentos através de jogos, brincadeiras, músicas e danças. O intuito dessa forma de docência é ensinar divertindo e interagindo com os demais colegas.

As atividades que trabalham o lúdico na educação infantil precisam acontecer de forma espontânea, nas situações do cotidiano, como:

  • Representação de peças de teatro para a família e colegas de classe;
  • Preparação do lanche;
  • Pinturas;
  • Brincar de faz de conta;
  • Criação de histórias e práticas ao ar livre.

MOBA, RPG, MMORPG e FPS são os tipos mais populares atualmente, representados por nomes de peso, como Valorant e Diablo, por exemplo.

7 tipos de esporte (com exemplos)

  1. Esportes de Marca. Os esportes de marca são definidos a partir da marca atingida por cada atleta. ...
  2. Esportes de precisão. ...
  3. Esportes de invasão. ...
  4. Esporte de rede e parede. ...
  5. Esportes de combate. ...
  6. Esportes técnico-combinatório. ...
  7. Esportes de campo e taco.

Existem atividades lúdicas na educação infantil que trabalham todo o corpo das crianças, estimulando a coordenação motora grossa (correr, pular, andar, etc.) e a coordenação motora fina (desenhar, pintar, recortar, escrever, entre outros).

Isso significa dizer que as crianças são espontaneamente lúdicas e, inclusive, nem precisam de instruções ou de brinquedos para fazerem isso acontecer. E é a essa capacidade que se dá o nome de ludicidade. A palavra ludicidade advém de lúdico, derivada do latim “ludos”, que, por sua vez, significa jogo.

O PAPEL DO LÚDICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Os jogos são uma ótima proposta pedagógica para usar em sala de aula, pois proporciona a interação entre os estudantes e desenvolve o cognitivo, uma vez que durante o jogo a criança precisa tomar decisões, busca resolver determinado problema através de estratégias.

As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas, com orientações definidas e objetivos específicos. Se o professor apenas “brincar” com estes alunos, não transmitirá conteúdo e possivelmente perderá o rumo da aula. A atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total do organismo.

Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.

Bolinha de gude, lego, pega-pega, desenho, mímica, trava-línguas e leitura. As brincadeiras lúdicas podem mudar com o passar dos anos, mas ainda continuam sendo a principal forma de aprendizado das crianças, seja em casa com os pais e irmãos, ou na escola, com os colegas de classe.

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Aventura, Cooperação, Interação e Fantasia.