São características da modernização conservadora?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

São características da modernização conservadora no Brasil a intensificação na concentração de renda, a expulsão da população dos centros urbanos para o meio rural, a ampliação do subemprego e do desemprego, a retração da capacidade produtiva voltada para o mercado interno e a redução do custo de vida.

O conceito foi utilizado para explicar o desenvolvimento econômico do país pós-1964, entendido como um processo de modernização que não destruiu os elementos tradicionais, provenientes da antiga sociedade pré-industrial, e no qual os proprietários rurais permaneceram no centro do poder político (ver: Milagre econômico ...

Modernização é um conceito no âmbito das ciências sociais que refere-se ao processo pelo qual uma sociedade, através da industrialização, urbanização e outras mudanças sociais torna-se moderna em aparência ou comportamento, transformando completamente a vida dos indivíduos que a constituem.

Do ponto de vista da expansão territorial, a modernização tem dois sentidos principais: um que envolve a infraestrutura econômica, a base técnica e os meios de produção e outro que envolve os aspectos políticos e ideológicos.

Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados; Desenvolvimento agrícola; Expansão da fronteira agrícola; Desenvolvimento tecnológico.

O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário.

A modernização da agricultura brasileira, na segunda metade do século XX, resultou na mecanização do campo, no aumento da produtividade e no crescimento da produção de commodities agrícolas. A modernização marcou o avanço da fronteira agrícola e o surgimento de novas regiões produtoras, como o Matopiba.

Resposta. Resposta: A visão que o historiador do trecho 1 tem dos eventos de 1930 é de que ela conseguiu romper com a República Agrária e Oligárquica, minando o poder dos antigos coronéis e abrindo as portas do Brasil para novas oportunidades, rompendo com uma economia antiga e que já não se adequava ao mundo.

Existem dois tipos de modernização: a Técnica e Estética. A Modernização Técnica envolve a troca do Comando, Fiação, Botoeiras, Portas (troca ou revestimento), Operador de Porta, Trinco de Porta, Fechadores de Porta, Máquina e Cabo de Tração do elevador.

4 benefícios da modernização industrial

  • Aumento da produtividade. ...
  • Redução de custos operacionais. ...
  • Segurança. ...
  • Vantagem competitiva.

Modernização é a iniciativa que usa o conhecimento da operação atual e aproveita novas tecnologias, novas técnicas de trabalho e novas filosofias de gerenciamento para definir como produtos ou serviços serão produzidos.

Começou a ocorrer também uma maior dependência entre os países, que começaram a valorizar a monocultura e a necessitar da importação de produtos. Dentre os malefícios à natureza estão o empobrecimento do solo, a erosão, a poluição e a perda da biodiversidade.

Além da produção em larga escala, há uma série de outros efeitos positivos da modernização do campo, como os avanços no meio de produção, desenvolvimento de máquinas potentes, novas técnicas de manipular os bens de cultivo, aumento da produtividade e melhorias genéticas nas plantas, entre diversos outros exemplos.

Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.

A modernização se materializa no Brasil de início do século XX com transformações dos aparelhos urbanos, incor- porando as inovações da Segunda Revolução Industrial, mas alterando pouco a estrutura produtiva do país.

A modernização da agricultura brasileira foi induzida pelo processo de industrialização do País, ou seja, pela política econômica do governo entre 1950 e 1970, que favoreceu a indústria em detrimento da agricultura, o que reforçou o poder das cidades e acelerou o êxodo rural.

O desenvolvimento da produção agrícola mundial ocorreu graças ao uso de quatro tecnologias essenciais, sendo elas: genética em sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes minerais e mecanização.

A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou até mesmo a qualidade do que é produzido. Ainda de acordo com o relatório da Embrapa, entre 1975 e 2015, avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do aumento do valor bruto da produção agrícola.

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

Características da agricultura tradicional
Utiliza animais, como bois e cavalos, para puxar o arado na preparação do solo; Nem sempre os produtores conhecem manejos atuais que possam minimizar eventuais impactos da atividade sobre o meio ambiente; Não existe produção excedente.

--> Aumento na produção devido às novas tecnologias empregadas nos alimentos (transgênicos); --> Aumento nos latifúndios e consequente diminuição dos minifúndios; --> Aumento na produção de apenas uma cultura (monocultura), que normalmente é vinculada à exportação.