São grupos de pesquisadores das ciências cognitivas?

Perguntado por: ifrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Resposta: Neuropsicologos e cientistas cognitivos.

A ciência cognitiva da leitura apresenta um conjunto vigoroso de evidências sobre como as pessoas aprendem a ler e a escrever e indica os caminhos mais eficazes para o ensino da leitura e da escrita.

Que tipos de instrumento permitiram que o ser humano atuasse sobre o meio? Materiais e simbólicos.

O instrumento da coleta de dados foi construído com a pretensão de avaliar quatro dimensões de Estilos Cognitivos: Dependência-Independência de Campo, Convergência-Divergência de Pensamento, Holista-Serialista e Impulsividade-Reflexividade de Resposta.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Para Piaget, o indivíduo assimila o estímulo e, após uma interação ativa, emite uma resposta, ou seja, o conhecimento adquirido não é devido a uma ação unilateral do meio (estímulo) sobre o sujeito passivo, mas sim a uma interação nos dois sentidos: do estímulo sobre o sujeito e ao mesmo tempo do sujeito sobre o ...

Os estudos de Vygotsky sobre desenvolvimento intelectual
Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Nessa interação, o indivíduo não só internaliza as formas culturais que recebe do seu meio, como também intervém e as transforma.

Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural, ou seja, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido (RESENDE, 2009). Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo, sendo também denominada sociointeracionismo.

A imparcialidade, a neutralidade e a autonomia são três valores cognitivos fundamentais em ciência.

Colocando de maneira direta: os valores cognitivos são características que as teorias e hipóteses científicas devem ter para o fim de expressar bem o entendimento – ou, como afirma Laudan, eles são atributos que "representam as propriedades de teorias que supomos serem constitutivas de uma 'boa' teoria" (Laudan, 1984, ...

A Neurociência cognitiva está voltada ao entendimento do pensamento, da memória e da dinâmica do aprendizado, estudando parte da percepção e sensação. Portanto, se o aprendizado acontece pela experiência, também investiga as interações dos cinco órgãos dos sentidos na geração de conhecimento.

Portanto, o termo “ego” veio das áreas da psicologia e da psicanálise, usado especificamente para explicar como funciona a mente em suas formas de impulsividade e controle e consciência e inconsciência humana.

A Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida como uma explicação da cognição humana, além de reconhecer as diversas e independentes facetas que a compõem, ainda, preconiza a interdependência entre duas ou mais delas.

Nesta teoria, a ideia do conhecimento desenvolvido a partir das aprendizagens e experiências individuais de cada pessoa é desacreditado. Para os defensores da teoria do inatismo, todas as qualidades e capacidades básicas de conhecimento do ser humano já estariam presentes na pessoa desde o seu nascimento.

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner.

Vejamos quais são os estilos de aprendizagem e suas características.

  1. Físico. Este estilo de aprendizagem caracteriza os indivíduos que são estimulados por meio de sensações físicas. ...
  2. Matemático. ...
  3. Linguístico. ...
  4. Musical. ...
  5. Visual. ...
  6. Interpessoal. ...
  7. Intrapessoal.

Processos Cognitivos: Esta linha tem por objetivos desenvolver pesquisas no âmbito dos processos cognitivos básicos (percepção, atenção, memória), podendo ou não estar relacionados a processos superiores (linguagem, inteligência, tomada de decisão, raciocínio, etc.).

As funções cognitivas da linguagem, atenção, memória, percepção e as funções executivas são desenvolvidas desde o estágio sensório-motor; desta forma a criança precisa ser estimulada por meio da aprendizagem mediada, a fim de que seja respeitada de acordo com seu ritmo e habilidades.