São Jorge é padroeiro de quem?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.

O que é Salve Jorge:
Nas religiões afro-brasileiras, cada orixá corresponde a um santo católico, e “São Jorge” o "santo guerreiro" corresponde a "ogum", "o poderoso guerreiro da umbanda, dono do ferro e do fogo, que defende a lei e a ordem".

Áries (21/03 a 20/04) – São Jorge
Antes de dormir, diga: “São Jorge, santo guerreiro, com a vossa graça e a ajuda de Deus, não corro perigo.

Ele passou a ser visto como protetor dos cristãos contra os mouros, como se tivesse aparecido no céu para acompanhar os cristãos nas suas vitórias”, diz Londoño.

No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril.

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor, abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir um bom emprego. Fazei com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados.

O mártir virou guerreiro
São Jorge é popularmente conhecido como o Santo Guerreiro. Mas nem sempre foi assim. De origem oriental, ele era considerado pelos cristãos ortodoxos (foto) um santo protetor e seu culto se devia especialmente por ser um grande mártir.

Decreto assinado pelo papa Paulo 6º em 24 de fevereiro e divulgado nesta sexta-feira (9) retirou do culto universal alguns dos mais populares santos da Igreja, como São Cristóvão, São Jorge e São Nicolau, em virtude das dúvidas que cercam suas existências.

São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.

"A lenda do santo que mora na lua tem sua origem na história do dragão que, depois de devorar todos os animais e os jovens de um certo reino, só lhe restava devorar a filha do rei", conta o escritor. "Prestes a ser sacrificada, ela foi libertada por um corajoso cavaleiro que conseguiu ferir o dragão com sua espada."

Em uma semana de Lua Cheia, deixe folhas de hortelã, de levante, salsa, abre-caminhos e arruda secarem ao sol por três horas. Depois coloque tudo dentro de um saquinho de pano, junto com um pingente de trevo de quatro folhas. Amarre o saquinho com uma fita amarela, dando três nós. A cada nó, faça seu pedido à Lua.

No sincretismo religioso, São Jorge corresponde a Ogum na umbanda e no candomblé. Os escravos trouxeram para o Brasil a cultura africana e suas religiões.

Oração Poderosa de São Jorge para Quebrar Demandas e Vencer na Vida. São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, Rogai por nós. Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Ver filmes, documentários ou testemunhos também pode trazer maior aproximação entre você e seu Santo devoto; Frequentar lugares, santuários, eventos em homenagem ao Santo é um caminho de dedicação importante; Outra dica é ter uma imagem do Santo no seu altar de oração para que, diariamente, o diálogo seja estabelecido.

No Candomblé e na Umbanda, Jorge é chamado de Ogum. O orixá representa a força nas lutas. Seus “filhos” são conhecidos pela coragem e pelo forte senso de justiça. Segundo a religião, a divindade era conhecida por ser um guerreiro que forjava suas próprias armas.

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

Conta a lenda que Jorge era um guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano no tempo do imperador Diocleciano. Convertido ao cristianismo, ele não teria se rebelado às perseguições ordenadas pelo imperador contra os cristãos. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303.

São Jorge representa aquele que dominava o mal, que batalhava em prol das outras pessoas, da guerra. Já Ogum é uma entidade que tem origem africana, cultuado em religiões como a umbanda. Ogum é um orixá conhecido por ser um guerreiro e não abandonar as suas causas.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.