Quem é o Padroeiro da Rússia?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

São Nicolau

São Nicolau, padroeiro da Rússia.

Nicolau, inscrito no Martirológio Romano como santo a ser celebrado no dia 6 de dezembro, é desses personagens que transcenderam o catolicismo: sua fama de bondoso com as crianças extrapolou a religião e acabou sendo a inspiração para a criação do velhinho bonachão que presenteia no Natal, o Papai Noel.

03/02/2022. Celebramos em 3 de fevereiro o dia de São Brás, que é exemplo de vida de cristão e tido como o santo protetor de todos os males da garganta e da voz.

Nossa Senhora dos Corais é a Padroeira dos Ucranianos Católicos e seus Descendentes no Brasil.

Na aparição de 13 de julho de 1917, em Fátima, Portugal, Nossa Senhora pediu que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração, afirmando que, se este pedido não fosse atendido, o país espalharia “seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja.

São Nicolau de Flüe

São Nicolau de Flüe, Padroeiro da Suíça, também chamado de Bruder (Irmão) Klaus. Bruder Klaus nasceu no dia 21 de março de 1417 na Suíça. Oriundo de família pobre, passou a juventude ajudando o pai em trabalhos do campo, mas sempre inclinado à vida religiosa.

Thomas Nast

Na realidade, quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a revista Harper's Weekly, em 1862, Noel era uma pequena figura parecida com um duende que apoiava a União.

Entre 1931 a 1964, a publicidade da Coca-Cola mostrava o Papai Noel entregando brinquedos (e brincando com eles!), parando para ler uma carta e desfrutar uma Coca-Cola, visitando as crianças que ficavam acordadas para esperá-lo e atacando as geladeiras de muitas casas.

Nicolau Copérnico foi um importante matemático e astrônomo polonês. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo.

Nicolau: Significa “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”. O nome Nicolau vem do grego Nikólaos, composto pelos elementos níke, que quer dizer “vitória” e laos que significa “povo”. Segundo uma lenda, São Nicolau salvou as filhas de um homem muito pobre da prostituição.

Nicolau Copérnico foi matemático, astrônomo, médico e cônego da Igreja Católica. Autor de uma das mais importantes hipóteses científicas: a teoria heliocêntrica, que reposicionava o Sol no centro do Sistema Solar. Explicou o ciclo das estações do ano e o diferente posicionamento das estrelas nos hemisférios.

Santo Antônio

Muitos dos milagres ou prodígios atribuídos a Santo Antônio foram estudados, e posteriormente comprovados, por uma comissão de religiosos durante o processo de sua canonização.

arcanjo Miguel

Santo padroeiro de Kiev - arcanjo Miguel.

A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.

Símbolo da independência do país, conquistada em 1991, a praça tem uma estátua de São Miguel Arcanjo instalada no alto de um portal, o Portão Liadski. A praça e a estátua do Arcanjo viraram cartões-postais da capital ucraniana. Infelizmente, hoje, o local está sob a ótica da guerra que assola o país.

A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa foi fruto de um desmembramento da Igreja Católica Apostólica Romana surgida após o Cisma do Oriente em 1054. Trata-se da segunda maior comunidade cristã, reunindo cerca de 250 milhões de fiéis em todo mundo, especialmente no Oriente.

papa Pio XII

Século XX. Em 1942, o papa Pio XII consagrou toda a humanidade, incluindo implicitamente a Rússia ao Imaculado Coração de Maria.

A consagração da Rússia é um ritual importante dentro da Igreja Católica porque atende a um pedido de Nossa Senhora de Fátima em sua aparição em 13 de julho de 1917 aos três pastorinhos.

santo Dionísio

O santo Dionísio, popularmente conhecido como o são Dênis de Paris, que é comemorado neste dia, foi durante muito tempo venerado como único padroeiro de França, até surgir santa Joana d'Arc para dividir com ele a grande devoção cristã do povo daquele país.