Seria possível viver em Urano?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Kepler-22b
O 22-b foi o primeiro planeta que a missão Kepler confirmou estar posicionado em uma zona habitável. O exoplaneta tem 2,4 vezes o tamanho da Terra — o menor já encontrado em área que pode abrigar vida.

A causa para o mau odor em escala planetária se dá por conta da presença abundante de sulfeto de hidrogênio — gás corrosivo que cheira a ovos podres e carne em decomposição.

Ou seja: em apenas 12 anos uma nova sonda poderia chegar a esse destino. Urano e Netuno são os planetas menos explorados do Sistema Solar.

Assim como os demais planetas gasosos, Urano é conhecido por seus anéis, que circundam sua superfície, tendo um total de 13 anéis.

Urano: um único ano no planeta tem 30.681 dias, o equivalente a 84 anos na Terra.

A equipe de astrônomos acredita que poderia ser um “planeta oceânico”, completamente coberto por uma camada de água, semelhante a algumas das luas de Júpiter e Saturno. “O TOI-1452b é ainda um sistema único quando se estuda exoplanetas na transição entre super-Terras e mini-Netunos”, explica.

· Idade da Terra: Em 1654, um arcebispo irlandês calculou, com base em textos bíblicos, que a Terra teria se formado às 9 horas do dia 26 de outubro de 4.004 a.C. Hoje, sabemos que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos.

Marte

Depois da Terra, Marte é o planeta mais habitável do sistema solar, uma vez que está mais próximo do nosso, mas também porque as condições em sua superfície são as que mais se assemelham à do Planeta Azul.

Vênus terá o brilho mais forte e Mercúrio, o mais fraco. Os planetas mais próximos da Terra parecerão estar dispostos no céu na mesma ordem de distância do Sol.

Porque o planeta Terra é o único planeta habitável do sistema solar? A extraordinária atmosfera gasosa da Terra é responsável pela possibilidade de vida neste terceiro planeta do Sol. Nossa atmosfera contém vapor de água, o qual ajuda a moderar nossas temperaturas diárias.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Urano aprisionou os filhos mais novos de Gaia no Tártaro, nas entranhas da Terra, causando grande dor a Gaia. Ela forjou uma foice e pediu aos filhos para castrarem Urano. Apenas Cronos, o mais jovem dos titãs, concordou. Ele emboscou seu pai, castrou-o e lançou os testículos cortados ao mar.

Por ser um gigante gelado, Urano não tem propriamente uma superfície sólida. Sua atmosfera gasosa faz a transição para as camadas líquidas internas. Não seria possível caminhar ou pousar na superfície do planeta porque você simplesmente afundaria (assim como em Júpiter).

Considerando as condições físicas da atmosfera desses planetas, juntamente à elevada temperatura com alta pressão, carvão é transformado em grafite e em seguida em diamante e, devido ao efeito da gravidade, estes caem como chuva de diamantes.

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.

A presença do satélite massivo teria feito com que o movimento de precessão do eixo de rotação do planeta, semelhante à oscilação produzida por um pião girando, se ampliasse aos poucos de tal forma que, em razão de uma série de interações, levasse o planeta a lentamente se “deitar”.

É possível que ocorram chuvas de diamantes em Urano e Netuno. É o que indicam modelos matemáticos somados a análises de dados, conduzidas por astrônomos que queriam entender melhor como é o interior destes planetas gelados e como podem ser as condições por lá.

há um epíteto que dificilmente poderia ser roubado de Plutão: o de corpo celeste mais romântico, pelo menos no que se refere às nossas imediações. As incríveis características de Plutão vieram a tona juntamente com as primeiras informações enviadas pela sonda New Horizons da NASA, em julho de 2015.