Sou brasileira e meu filho nasceu na França?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Filhos de brasileiros nascidos na França não ganham nacionalidade francesa porque a legislação brasileira prevê que eles também nascem brasileiros. Porém, se preencherem os requisitos, essas crianças podem pedir a dupla nacionalidade francesa quando mais velhos.

De acordo com a constituição francesa, o povo francês refere-se a pessoas nascidas na França e/ou legalmente residentes com nacionalidade francesa, independentemente da ascendência, sem distinção de origem, raça ou religião. Mapa da diáspora francesa ao redor do mundo.

O pedido de cidadania francesa custa €55 para a maioria das situações. Mas essa taxa não é cobrada a quem nasceu na França. Tenha em mente que os documentos exigidos pelas autoridades francesas também têm custos de emissão e tradução.

Para se regularizar na França, o estrangeiro precisa comprovar que vive há 3 anos no país, e no mínimo 24 comprovantes de salário, com um salário mínimo da França. Porém, o empregador precisa assinar um formulário, e nem todos aceitam.

Como atualmente, o salário mínimo na França é de 1.645,58 euros mensais e o custo de vida médio (considerando todos os aspectos) gira em torno de 1.500 euros por pessoa, podemos afirmar que sim, o custo de vida na França de um modo geral é relativamente alto.

A França acreditava erradicadas as favelas, associadas às paisagens suburbanas dos anos cinquenta e sessenta em plena explosão demográfica. Mas há uma década, aproximadamente, os barracos voltaram a aparecer dentro das cidades, em regiões periféricas e junto às estradas. O Boulevard Ney é uma cicatriz em plena Paris.

Todo brasileiro pode ter dupla nacionalidade ou cidadania de acordo com a Constituição Federal. As possibilidades são duas, quando há origem nacional reconhecida pela lei estrangeira, e quando há imposição da nacionalidade de acordo com as normas estrangeiras, pelo processo de naturalização.

Não dá pra negar que o francês é uma das línguas mais bonitas do mundo. Não é tão difícil aprendê-la. Pois sua gramática e vocabulário são bem parecidos com os da língua portuguesa. No entanto, o desafio de aprender está na fonética que é bastante diferente daquela à qual o brasileiro está acostumado.

Comprovação de meios financeiros (dinheiro, cheque de viagem, cartões bancários internacionais, etc). No caso de não apresentação de uma reserva de hotel, o visitante deve comprovar possuir 120 euros por dia de estadia para cobrir suas despesas (exemplo: permanência de 10 dias, 1200 euros).

Quanto custa um parto na França
Essas tarifas complementares podem corresponder à: Quarto particular – entre 50 e 600 euros/dia. Parto (tanto normal quanto cesárea) – 1200 euros. Anestesista – 650 euros.

Curiosidades sobre a gravidez na França
-A maioria das mães tem filhos em hospital públicos e o parto é realizado pela equipe de plantonistas. -Para as mães que escolhem ter filhos no setor privado, a escolha do obstetra que fará o parto pode acontecer apenas a partir do sexto mês de gravidez.

A maioria dos franceses (brancos) são de origem celta (gauleses), com uma mistura de povos latinos (romanos) e germânicos (francos).

Se você pretende morar na França, saiba que o visto de residência é fundamental e obrigatório. No entanto, muitos brasileiros acham que podem entrar como turistas e solicitá-lo já estando na França. Isto não é possível, e se este for o seu caso, será necessário voltar ao Brasil para solicitar o visto.

Para ter direito a esse tipo de residência, o estrangeiro deve estar morando na França de forma legal por, pelo menos, cinco anos e possuir um titre de sejour ou carte de résident válido no momento da solicitação. Caso o documento não esteja mais válido, o estrangeiro deverá pagar uma multa.

Desde primeiro de agosto de 2022, o sistema de controle sanitário nas fronteiras francesas foi suspenso: - Os viajantes não precisam mais cumprir nenhuma (...)