Sou brasileira posso me casar em Portugal?

Perguntado por: lgonzaga5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Tanto cidadãos brasileiros quanto estrangeiros podem solicitar o registro de casamento. Para obter o registro de casamento, é obrigatório comparecer perante a Autoridade Consular. A depender do Posto Consular, será necessário agendamento prévio. Confira as instruções específicas do Posto Consular de seu interesse.

nenhuma diferença. Você pode casar aqui no Brasil, e transcrever o casamento em Portugal, ou casar lá, tanto faz. Para que ele dê entrada no processo de cidadania dele, vocês terão que estar casados por 3 anos, e residindo lá, por 2.

1# Possibilidade da escolha de regimes de bens
Quando decidem casar, os noivos têm o poder de escolher o tipo de regime de bens. Assim, caso ambos os elementos sejam portugueses (ou simplesmente um deles), o casal pode proceder à comunhão de adquiridos, comunhão geral ou separação de bens.

Quando o casamento é autorizado, os noivos têm até 6 meses para casar. Entre o início do processo e a data do casamento, qualquer pessoa pode apresentar na conservatória do registo civil, razões que podem impedir o casamento.

Qual o preço para registar um casamento realizado perante as autoridades de um país estrangeiro? A transcrição do casamento custa 120 €. Além deste valor, caso tenha feito uma convenção antenupcial, vão ser-lhe cobrados 30 € pelo registo dessa convenção.

Cidadãos brasileiros podem solicitar o casamento no Posto Consular. Para celebrar casamento em repartição consular no exterior, é obrigatório comparecer perante a Autoridade Consular. A depender do Posto Consular, será necessário agendamento prévio. Confira as instruções específicas do Posto Consular de seu interesse.

Os noivos estrangeiros que pretendam casar em Portugal devem dirigir-se a um Registo Civil para iniciar o processo de casamento. É necessário apresentar: os documentos de identificação. a certidão de nascimento emitida de acordo com a lei do seu país.

A cerimónia
Num casamento tipicamente português, também é tradição haver menina e menino das alianças, além do casal de padrinhos de cada um, sem damas de honor ou bestman. Quando os noivos saem da igreja os convidados atiram arroz e pétalas de rosa como forma de lhes desejar uma vida plena.

Dinamarca

Dinamarca
A Dinamarca é um dos países mais simples para se casar. Não é preciso dar muitos documentos e você pode agendar com antecedência sua ida ao “cartório” para que tudo seja legalizado rapidamente.

O requerimento deve ser feito em algum Consulado de Portugal ou em qualquer Conservatória de Registo Civil em Portugal, juntando para o efeito os documentos necessários. Então, você não precisará sair do Brasil para realizá-lo.

Antes de tudo, importante salientar: casar no exterior tem validade no Brasil sim, e é coisa séria. Naturalmente que registros e transcrições deverão ser feitas em território nacional, mas será um casamento válido e legítimo como qualquer outro.

Assim, caso você seja casado com um português ou uma portuguesa originária, possui o direito de pedir a dupla cidadania, desde que o matrimônio tenha, pelo menos, 3 anos. Além disso, caso o mesmo venha a ser anulado ou considerado nulo, você não irá perder a cidadania portuguesa que adquiriu.

Mais concretamente, através do casamento duas pessoas assumem, uma para com a outra e perante o Estado e a comunidade, que pretendem constituir família em plena comunhão de vida, assim constituindo um vínculo de carácter tendencialmente perpétuo e disciplinado por um regime jurídico próprio, definido na lei.

Primeiramente quando falamos em Homologação, em termos simples, significa submeter a decisão estrangeira a análise do judiciário brasileiro para que este ratifique ou não a decisão do outro Estado. Seu objetivo maior é vesti-la de validade para que surta efeitos no Brasil.

Para um documento público brasileiro produzir efeitos legais em Portugal, será obrigatório ter apostila. Os cartórios apenas vão efetuar o apostilamento de documentos públicos (originais). Desde o dia 14 de Agosto que o Consulado de Portugal em Belo Horizonte não faz mais a autenticação de documentos.

Assim, em Portugal é possível encontrar alguns casamentos a custar 5.000 euros e outros casamentos a custar os tais 25.000 euros.

“Se eu conseguir um emprego, eu fico” De novo, mesmo que essa seja a sua intenção, jamais fale isso para um agente de imigração.