Sou de maior ou sou maior?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

As formas reduzidas com a preposição de (de maior e de menor) são usadas maioritariamente em linguagem popular e são consideradas erradas por muitos gramáticos e falantes. Por esse motivo, mesmo dicionarizadas, tendem a ser evitadas: Ele é de maior.

Pela mesma lógica, não se aceita «de maior», em lugar das expressões «maior de idade» e «de maior idade», muito embora o Dicionário Houaiss registe igualmente este uso, que classifica de informal, com a indicação de que pode ainda ser usado noutra aceção: «de maior Regionalismo: Brasil.

A partir de 2003, conforme artigo 3o do Código Civil: A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”.

o Português do Brasil aceita apenas maior, menor, melhor e pior. Menor, ou maior são termos comparativos de tamanho.

Não há consenso quanto à aceitabilidade das locuções «a maior» e «a menor», que são locuções atestadas apenas no português do Brasil.

Os símbolos de maior e menor podem ser utilizados para comparar números e expressões. O símbolo de maior do que é >. Então, 9>7 lê-se '9 é maior do que 7'. O símbolo de menor do que é <.

A princípio, não é crime namorar uma menina de 14 anos ou mais, desde que haja consentimento. Se a diferença de idade for grande, as questões de poder e maturidade podem ocasionar situações delicadas. O respeito mútuo deve ser prioridade em qualquer relacionamento.

Convencionou-se que alguém que tenha menos de 21 anos é “menor” em termos civis; quem tem menos de 18 anos é “menor” em termos penais.

O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

Quando uma empresa, por engano, efetua recolhimento de valores a mais, temos o que é chamado de pagamento indevido ou a maior. É considerado indevido quando todo valor pago foi a maior. No entanto, se apenas parte dele foi indevida, aí teremos a situação de pagamento a maior.

Criança, menina, menino, garota, garoto, adolescente, rapaz, moça, jovem, ao invés de menor, moleque e outros.

O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Considera-se criança, para os efeitos dessa lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquele entre 12 e 18 anos de idade, podendo, em casos expressos em lei, aplicar-se, excepcionalmente, às pessoas entre 18 e 21 anos de idade.

Li no manual de um jornal brasileiro sobre a diferença no uso de «mais» e «maior» antes de substantivo: ele diz: «Use mais para palavras ou expressões que indiquem quantidade e maior para os casos em que a idéia seja de intensificação».

adjetivo Superior; que está acima de outro; que supera ou excede outro em grandeza, tamanho, intensidade, duração: São Paulo é maior que Belo Horizonte. Que tem mais idade; que é mais velho que outro: aluno maior de 18 anos.

Incentive-os a usar a terminologia correta durante as comparações: mais alto, mais baixo, mais comprido e mais curto. As crianças que medirem os bastões em pé, lado a lado, deverão concluir que um é mais alto e o outro mais baixo.