Tem 3 lados e 3 vértices?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices.

Portanto, esta figura possui três lados e se chama triângulo. Quando dizemos “triângulo”, podemos nos referir tanto à forma que as três linhas retas formam, quanto ao espaço que elas delimitam.

Triângulos são classificados de acordo com os lados e ângulos. De acordo com os lados, os triângulos são classificados em: Triângulo escaleno: é um triângulo que possui os três lados com medidas diferentes. Triângulo equilátero: é um triângulo que possui os três lados com medidas iguais.

Vértices da pirâmide triangular
No total, as pirâmides triangulares têm 4 vértices.

Um triângulo é formado por três segmentos de reta. Esses três segmentos interceptam-se dois a dois em um único ponto. A este ponto dá-se o nome de vértice. Como o triângulo é a interseção de três segmentos de reta, ele tem três vértices que são nomeados com letras maiúsculas (A, B, C, D, ...,Z).

Classificação dos triângulos
Uma delas leva em consideração os ângulos – nesse caso, um triângulo pode ser obtusângulo, acutângulo ou retângulo. Já a outra maneira de classificar faz a comparação entre o comprimento de cada um dos lados, com isso um triângulo pode ser escaleno, equilátero ou isósceles.

Losangos são figuras geométricas de quatro lados formadas por segmentos de reta que se encontram apenas em seus extremos.

Propriedades básicas
Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°. A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°.

Lados: são os segmentos de reta que determinam o polígono; Vértices: são os pontos de encontro entre dois lados; Não pare agora...

O retângulo é um polígono de quatro lados e recebe esse nome por possuir todos os ângulos internos retos, ou seja, medindo 90°. Para calcular a área de um retângulo, multiplicamos a sua base pela sua altura. Já o perímetro é igual à soma de todos os seus lados. Essa forma é composta por 4 vértices e 4 lados.

O Heptágono possui, desta forma, 7 lados iguais, 7 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 7 ângulos internos iguais a aproximadamente 128,57º.

Para ser losango, a figura deve ter quatro vértices; Ângulos internos: são os ângulos entre dois lados na região interna do polígono. Com quatro ângulos internos, losangos sempre terão soma destes elementos igual a 360º; Diagonais: são os segmentos de reta que ligam dois vértices, embora não sejam lados da figura.

Um triângulo equilátero possui os três lados com a mesma medida de comprimento. Por consequência, todo triângulo equilátero também é equiângulo e acutângulo, pois todos os seus ângulos são iguais a 60°.

O triângulo escaleno possui todos os seus lados diferentes, ou seja, cada lado tem uma medida diferente.

Este sólido geométrico tem: 8 vértices, 12 arestas e 6 faces. O paralelepípedo é um prisma em que todas as faces têm a forma de retângulos. Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces. O prisma triangular tem como bases dois triângulos.

O cubo é um sólido geométrico que possui 6 faces quadradas, 12 arestas e 8 vértices.

Um bloco retangular possui seis faces, 8 vértices e 12 arestas. As pirâmides possuem uma base. Suas faces laterais são triangulares e todas as arestas determinadas pelas faces laterais possuem um vé\tice em comum.

Dois lados paralelos entre si e dois não paralelos; Quatro vértices; Quatro ângulos internos, cuja soma é igual a 360º; Duas diagonais.

Como os quadrados são figuras fechadas, na geometria são chamados de polígonos e classificados como quadriláteros, figuras com quatro lados. Todo quadrado possui quatro arestas (lados), quatro vértices (pontos de encontro dos lados) e quatro ângulos internos de 90º.

Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.

São triângulos onde um de seus ângulos mede 90°, conhecido como ângulo reto. Os demais ângulos são chamados complementares, cuja soma é igual a 90º. No triângulo retângulo, o lado oposto ao ângulo reto é chamado hipotenusa e os lados adjacente e oposto ao ângulo são chamados catetos.