Tem água em Júpiter?

Perguntado por: lmaia8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Já se sabe que as luas de Júpiter e Saturno possuem água, mas não na superfície. Diversos planetas do nosso sistema solar possuem água, mas a Terra é o único corpo celeste do Sistema Solar que possui água líquida na superfície.

São Paulo – Um levantamento da Nasa (agência espacial americana) elenca os astros que mais têm água no sistema solar. Recentemente, uma análise de dados com mais de 20 anos mostrou que a Europa, lua de Júpiter, tem duas vezes mais água do que o nosso planeta.

Os planetas gigantes, Saturno e Júpiter, podem ter água em forma sólida e líquida em suas camadas mais baixas de nuvens, mas sua abundância ainda não foi aferida. Acredita-se que acima dos núcleos rochosos de Urano e Netuno exista uma grande camada de gelos, incluindo o gelo de água.

Cientistas sabem que há água congelada nas luas de Saturno há muito tempo. Mas eles não esperavam encontrá-la em grandes quantidades na atmosfera do próprio planeta, como revelaram imagens da sonda Cassini, da Nasa.

De Júpiter à Netuno, até onde se sabe, são planetas gasosos ou seja não têm superfície sólida que se possa pisar sem afundar. Júpiter tem 1.300 vezes o volume da Terra, mas sua massa é apenas 318 vezes maior que a Terra.

Os cientistas já sabem há algumas décadas que existe água na Lua. Mas uma nova pesquisa, realizada por uma equipe de várias instituições da China e do Reino Unido, deu uma dimensão da quantidade encontrada no satélite natural da Terra: 300 bilhões de toneladas de água.

Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim!

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta repleto de água que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

O “TOI 700 e” tem 95% do tamanho da Terra e está em uma área que permite a existência de água. A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e.

A atmosfera joviana também possui oxigênio, nitrogênio, enxofre e gases nobres. A abundância destes elementos excede três vezes a do Sol.

A busca por água em outros locais do Sistema Solar além da Terra deu um grande passo. Cientistas descobriram que, entre as cinco grandes luas de Urano (o planeta tem pelo menos 27 satélites), quatro podem conter oceanos com dezenas de quilômetros de profundidade.

A grande quantidade de água se encontra na forma de vapor, em volta de um quasar chamado APM 08279+5255. Um quasar é o núcleo de uma galáxia, confinado num espaço pequeno, em relação à sua massa, que abriga um buraco negro.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.