Como identificar Júpiter e Saturno no céu?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Júpiter será visível de madrugada, imerso no brilho da aurora, muito próximo ao horizonte leste, pouco antes do nascer do Sol. Saturno aparecerá como uma estrela alaranjada de primeira magnitude, na direção norte, por volta das 22-23h.

Saturno aparecerá tipicamente em um tom amarelo-dourado e não vai brilhar como as outras estrelas. Como Saturno é um planeta, pode não estar tão brilhante ou perceptível quanto algumas estrelas, pois não possui luz própria. Use sua constelação como ponto de referência e procure pela diferença de cor. Use um telescópio.

Através dos telescópios podemos ver quatro pontos brilhantes ao lado de Júpiter. Vez ou outra é possível observar o trânsito (eclipse) de algumas dessas luas pelo disco do planeta. Júpiter estará visível no céu durante as observações até outubro de 2019 e só voltará a ficar visível a partir de junho de 2020.

07/12 – 31/12. Planetas (18h – 20h30): os planetas Marte, Júpiter, Saturno, Vênus e Mercúrio, os cinco planetas do Sistema Solar que são observáveis a olho nu, poderão ser observados ao mesmo tempo no céu.

Última atualização em 22/09/2022 às 17:38. O maior planeta do Sistema Solar estará tão próximo da Terra na próxima segunda-feira, 26, que será possível vê-lo grande e brilhoso no céu, a olho nu. E tem mais: Júpiter estará no ponto mais próximo do nosso planeta nos últimos 59 anos, segundo informações da Nasa.

Ele está situado na sexta posição, partindo do Sol, entre os planetas Júpiter e Urano. As suas características, inclusive, são muito próximas das de Júpiter, outro planeta gasoso e que detém o título de ser o maior do Sistema Solar. Saturno possui um núcleo rochoso, mas não apresenta uma superfície sólida.

Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno poderão ser vistos a olho nu, pela primeira vez em 10 anos e estarão alinhados entre o horizonte e a lua. Para esse momento raro, você pode usar o aplicativo SkyView Free, que utiliza a câmera do seu celular para identificar estrelas, planetas, constelações, sendo dia ou noite.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste.

SATURNO pode ser visto ao anoitecer na constelação de Capricórnio onde permanecerá durante o ano. Em meados de janeiro, a sua proximidade ao sol impedirá a sua observação, reaparecendo em finais de fevereiro no céu matutino. Estará em oposição às 17h no dia 14 de agosto, quando é visível durante a noite.

Saturno é o sexto planeta em direção ao sol e o segundo maior do Sistema Solar, ficando atrás apenas do planeta Júpiter. Caracteriza-se pela cor amarelada, achatamento nos polos e formação pelos gases hidrogênio e hélio.

O planeta Marte estará visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Touro.

2022: o ano em que ainda vai se lidar com a mesma instabilidade de 2021, mas em que não vão faltar ousadia e começos. Entender o Céu Coletivo de um determinado ano é um trunfo, pois ajuda a saber o que esperar e o que não esperar, quais vão ser as tendências, modas e como seguir o fluxo.

Cenário global em 2023
No mundo, as previsões apontam crises e tensões, principalmente nas imediações de dois eclipses de 2023 (veja aqui as datas), Eclipse Solar em Áries, com tom bélico, e Eclipse Lunar em Escorpião, com mudanças e acontecimentos imprevistos, como fenômenos da natureza.

Em 2023, o País deve se deparar com um cenário externo mais restrito, com menos liquidez e crescimento menor, principalmente das economias chinesa e centrais. Contudo, ainda que haja a possibilidade de viver uma conjuntura ruim, existe a esperança de a economia brasileira ter um ano bom, por alguns motivos.

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano se alinham esta noite – os outros planetas do nosso sistema solar já são atualmente visíveis no céu noturno.

Continuar lendo Tem diamante em Saturno?