Tem algum brasileiro que corre na Fórmula 1?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Com oito títulos mundiais conquistados por Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, o cenário automobilístico conta atualmente com seis jovens talentos brasileiros nas categorias de base ou como pilotos reserva da F1. Todos eles são patrocinados por empresas nacionais, como é o caso de Bortoleto.

Vamos relembrar esses nomes.

  • Nelsinho Piquet. Nelson Piquet Jr. ...
  • Bruno Senna. Sobrinho de Ayrton Senna, Bruno é ex-piloto da Fórmula 1 e da Fórmula E. ...
  • Lucas Di Grassi. ...
  • Felipe Massa. ...
  • Felipe Nasr. ...
  • Sergio Sette Camara.

Desde 2017, quando Felipe Massa fez sua última corrida na Fórmula 1, o Brasil não teve um piloto com lugar fixo em uma equipe da categoria. Esse cenário explicita uma falta de representatividade do país no esporte. Desde então, com a ausência de uma referência, o interesse público na categoria vem caindo com o tempo.

Analisando o histórico dos últimos anos, Felipe Massa foi o último brasileiro a conquistar o feito de liderar o campeonato. O Brasil tem uma larga tradição no automobilismo, principalmente na F1, onde tem 8 títulos mundiais e mais de 100 vitórias.

O Brasil possui oito títulos de Fórmula 1, conquistados por Ayrton Senna e Nelson Piquet com três cada, além de dois ganhos por Emerson Fittipaldi.

O ressurgimento brasileiro: o talento atual das corridas
Quando Felipe Massa deixou a Fórmula 1 os brasileiros ficaram órfãos de pilotos. Atualmente, dois brasileiros estão na reserva das equipes, Felipe Drugovich e Pietro Fittipaldi.

O verde e amarelo voltou a brilhar sob os holofotes do automobilismo na Europa, e brilhando como nunca na Fórmula 2, que tem pela primeira vez um campeão brasileiro: Felipe Drugovich, que fez história neste sábado ao garantir antecipadamente o título da categoria - com contornos dramáticos.

Francisco "Chico" Landi

O primeiro piloto brasileiro na F1 foi Francisco "Chico" Landi, que debutou no GP da Itália de 1951, um ano após a criação da categoria. De lá pra cá, o país já foi representado por outros 30 pilotos, incluindo o bicampeão Emerson Fittipaldi, e os tricampeões Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Ídolo mundial do esporte, Ayrton Senna debutou na F1 em 1984 já chamando atenção, sobretudo depois do GP de Mônaco, que choveu muito, e venceu pela primeira vez em 1985, no GP de Portugal. Segundo tricampeão do Brasil na categoria, faturou seus títulos em 1988, 1990 e 1991.

O que não se poderia imaginar era que naquele 13 de setembro de 2009, o torcedor brasileiro estaria ouvindo pela última vez o Tema da Vitória num triunfo brasileiro na F1.

Um dos aspectos que contribuíram para a derrota de Hamilton foi a pouca confiabilidade do pacote do britânico, que teve várias quebras em suas unidades de potência no começo do campeonato, quando Rosberg 'enfileirou' quatro vitórias consecutivas. Lewis, então, reclamou bastante.

Correr em casa é sempre um presente. Neste domingo (27), Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP da Holanda de Fórmula 1, disputado no circuito de Zandvoort, com certa tranquilidade. O holandês conquistou a sua 11ª vitória neste ano na 13ª etapa da F1 desta temporada.

Ayrton Senna

Ayrton Senna buscou as vitórias e títulos desde muito cedo. E conquistou títulos em todas as categorias por onde passou antes de chegar na Fórmula 1.

Como ficou a lista de maiores vencedores da história da Fórmula 1?

  • 1 - Lewis Hamilton, 103 vitórias.
  • 2 - Michael Schumacher, 91 vitórias.
  • 3 - Sebastian Vettel, 53 vitórias.
  • 4 - Alain Prost, 51 vitórias.
  • 5 - Ayrton Senna e Max Verstappen, 41 vitórias.

No 7 de Setembro, relembre os brasileiros vitoriosos na Fórmula...

  • Hélio Castroneves.
  • Emerson Fittipaldi.
  • Gil de Ferran.
  • Tony Kanaan.
  • André Ribeiro - Menção Honrosa.

Se fosse aquele que ganhou mais corridas, teríamos novamente os mesmos nomes, Hamilton com 100 e Schumacher com 91. No entanto, não é difícil ver que dois nomes ficaram de fora: Ayrton Senna, que já foi eleito pelos próprios pilotos como o melhor de todos os tempos.

Senna

Senna foi o piloto mais rápido da história da F1 em treinos classificatórios. O brasileiro entendia a parte técnica do carro e possuía a capacidade de andar no limite em quaisquer condições (seco, chuva, circuito de rua ou de alta velocidade), além de ter um poder de concentração acima da média.

Para trabalhar com a mecânica da Fórmula 1, é preciso ter experiências e vivências com carros de corrida, bem como, com a dinâmica dos boxes. Para isso, procure um emprego em alguma categoria de automobilismo, mesmo que seja uma pouco famosa. A ascensão na carreira é gradual, e pode ser um pouco demorada.

Para qualquer interessado e aspirante que deseja se tornar um piloto, em caráter oficial, e possa participar de treinos e competições oficiais, é necessário filiar-se à entidade máxima do esporte, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e a FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) no estado de SP.