Teve algum papa brasileiro?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503.

São eles Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa. Como parte da reunião, os nomes dos brasileiros podem ser levados para votação como possíveis candidatos ao cargo de Papa futuramente.

No século XVI, por exemplo, o papa Alexandre VI também era conhecido pela sua extensa prole de filhos – obtidos com três diferentes mulheres – e pelo seu intenso caso com a bela Giulia Farnese.

Quando desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 22 de julho, o papa Francisco será o terceiro Pontífice em toda a milenar história da Igreja Católica a pisar em solo brasileiro. Antes dele, João Paulo 2º e Bento 16 estiveram no País, em momentos diferentes da Igreja e com propósitos distintos.

A visita do Papa Bento XVI ao Brasil começou em 9 de maio de 2007 e se encerrou no dia 13. Seu objetivo principal foi dar início à Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho que ocorreu de 13 a 31 de maio de 2007, no Santuário de Aparecida no Vale do Paraíba, estado de São Paulo.

Papa Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco foram destaques nas capas de VEJA. Nos últimos cinquenta anos, cinco papas comandaram a Igreja Católica – e todos ilustraram capas de VEJA. Em 1970 saía a primeira reportagem de capa sobre o papa Paulo VI, que foi destaque na revista em mais uma ocasião.

Por 770 anos os papas moraram no atual Palácio de Latrão, no Vaticano. Foi também sob o seu breve comando que iniciou-se a construção da Basílica de São João.

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

O salário médio nacional de Padre é de R$2.373 em Brasil.

Quatro ou cinco anos.

A função do Papa é chefiar a Igreja Católica e governar o Vaticano com poder absoluto, até a sua morte ou renúncia. Dessa forma, o Vaticano é também uma monarquia absoluta. O Legislativo é exercido pela Comissão Pontifícia, que é formada por 7 cardeais indicados pelo Papa para mandatos de 5 anos.

O Papa João Paulo I, que ocupou o posto por apenas 34 dias em 1978, será beatificado pela Igreja Católica, disse o Vaticano nesta quarta-feira (13).

Em 2013, Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma. Joseph Ratzinger, que morreu neste sábado (31) aos 95 anos, foi o primeiro Papa da história a renunciar por falta de “ânimo” para governar.

O papa é o chefe da Igreja Católica. Tecnicamente, os únicos requisitos para se tornar o sumo sacerdote dessa religião são ser homem e católico praticante. Assim, o campo se torna bastante amplo, porém todo pontífice dos últimos séculos foi um cardeal eleito em um conclave papal por outros cardeais.

Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular. Atentados e doenças nunca afastaram nenhum deles.