Tem chuva no espaço?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Chuvas constantes de diamantes minúsculos e brilhantes podem cair sobre Netuno. Em planetas fora do nosso sistema solar, conhecidos como exoplanetas, os cientistas acreditam que tende a ficar mais estranho. No exoplaneta gigante gasoso ultraquente conhecido como WASP-76b, gotas de ferro caem do céu à noite.

Ao contrário de Júpiter e Saturno, os planetas gasosos Urano e Netuno – os mais distantes do nosso sistema solar – não têm muito destaque nos holofotes científicos, mas o fato de eles contarem com literais chuvas de diamantes pode mudar isso. Sim, “chuvas”.

A ausência da atmosfera (camada de gás que envolve um planeta ou outro corpo celeste) é a causa responsável por não chover na Lua. Na verdade, o ar lá é muito tênue, quase inexistente.

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Porque o espaço não tem ar? A baixa pressão do espaço impede que o oxigênio seja dissolvido na corrente sanguínea do ser humano. O ambiente de vácuo produz o mesmo efeito para outros gases, como o nitrogênio.

Por causa da inclinação do planeta em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, o movimento que o Sol faz no céu é circular, sempre próximo ao horizonte sobre os polos durante todo um semestre do ano. O dia nunca vai embora, a estrela muda apenas sua posição.

Norilsk

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Antártida

Descubra qual é o lugar mais frio do mundo! A Antártida, continente que fica no sul da Terra, é o lugar mais frio do planeta. Foi lá que os termômetros marcaram a primeira temperatura mais baixa já registrada: -89 graus Celsius, em 1983.

No caso de 55 Cancri e, chamam atenção suas temperaturas de superfície muito acima do ponto de fusão dos minerais formadores de rocha — elas chegam a 2.400 Celsius no lado diurno. Por isso, acredita-se que essa região do planeta seja coberta por oceanos de lava.

1. A cidade mais chuvosa do planeta encontra-se na Colômbia, Lloró, uma pequena cidade a 45 quilômetros da capital do departamento Quibdó e a 69 metros sobre o nível do mar. Sua precipitação anual média de 13.300 mm, uma média de 280 dias de chuva ao ano; 2.

Em alguns planetas essa meteorologia inesperada foi confirmada experimentalmente por cientistas nos Estados Unidos, sendo aqueles Urano e Netuno, os planetas mais distantes do Sol e menos conhecidos [1,2].

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

Explicando melhor: a Lua está caindo, mas não toca na Terra porque está em órbita a uma velocidade de revolução que faz com que sua queda acompanhe o contorno do nosso planeta.

Existe vento no espaço? Existe, mas é bem tênue. É geralmente o resultado da atividade de estrelas, ou seja, as estrelas é que geram os ventos espaciais, por isso eles são chamados de ventos estelares ou, no caso do Sistema Solar, o Vento Solar.

branco

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Não. O Sol libera energia oriunda da fusão de hidrogênio que ocorre no seu interior pela elevada pressão gravitacional. Não é "fogo".

Em 2002, Karl Glazebrook e Ivan Baldry calcularam a cor média de toda a luz que vemos das estrelas e galáxias hoje para determinar a cor atual do universo: um bege meio pálido, semelhante à cor de um café com leite - e por isso os cientistas chamaram esse tom de "café com leite cósmico".

Amâncio Friaça, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde: "A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio.

O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante no universo. Os cientistas acreditam que sua forma molecular seja comum no espaço – da atmosfera terrestre, ela representa cerca de 20%. O próximo passo dos cientistas será procurar pelas moléculas de oxigênio em outras regiões onde estrelas são formadas.