Tem como apagar o histórico do roteador?

Perguntado por: icaldeira8 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Clique em Log do sistema ou Log de eventos de administração na barra de navegação. Em seguida, o log de sistema do roteador será aberto em uma nova página. Clique no botão Limpar log. Em seguida, o histórico do log de sistema do roteador será removido.

A maioria dos roteadores possui um recurso chamado “Logs” (Registro), listando todos os endereços de IP conectados ao seu roteador. Além disso, os “Logs” também são responsáveis por armazenar todas as atividades de navegação na Internet.

A forma mais simples de navegar sem deixar rastros é utilizar um software de VPN. VPN é uma sigla para “Virtual Private Network” ou “Rede Virtual Privada”. Isso faz com que os computadores ou smartphones não sejam registrados quando acessam uma página, uma vez que o registro e a origem são “únicos”.

Digite ipconfig/flushdns no prompt de comando e aperte enter. Esse comando vai limpar os arquivos de cache DNS do seu computador e redefinir o cache de resolução DNS.

Google Chrome

  1. Partindo de uma guia vazia do Google Chrome, clique no ícone de configurações ao lado da sua foto de perfil. ...
  2. Na nova tela você pode consultar seu histórico de navegacão. ...
  3. Configure como você deseja fazer a limpeza do histórico, período e quando estiver satisfeito, clique em Remover dados.
  4. Pronto!

De modo geral, é possível que o provedor de internet saiba quais sites foram acessados pelo usuário. No entanto, tecnicamente falando, o provedor conseguiria registrar o endereço de domínio dos sites visitados, mas não as páginas especificamente nesse domínio.

De modo geral, o provedor só vai registrar a atividade dos seus usuários após receber uma ordem judicial (para monitorar um investigado, por exemplo). Fora disso, se você achar que está sendo monitorado e tem alguma prova concreta disso, é conveniente abrir uma reclamação no Procon ou procurar o auxílio de um advogado.

Responsabilidade do Provedor de Internet – ISP
É por causa também dos crimes que os provedores são obrigados por lei a registrar algumas informações sobre o seu acesso, mas são basicamente registros de log, ou em caso de solicitação judicial, onde ele poderá registrar as suas atividades também.

Use uma VPN
Uma VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada virtual, um serviço intermediário entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas adicionais de criptografia e navegação sigilosa. Basicamente, uma VPN oculta o seu IP a criptografa a sua conexão.

O sistema operacional Android mantém o cache DNS por 10 minutos. Não há uma forma padrão de limpar o cache DNS no Android.
...
Para isso, abra-o e:

  1. Toque no campo do URL.
  2. Toque em DNS na barra lateral esquerda.
  3. Toque no botão Clear host cache:

How to view System Log of TP-Link wireless Router

  1. Click System Tools->System Log.
  2. Click Refresh button to view system log.
  3. You can also save the log into a document.

O Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) define que os administradores de sistemas autônomos (que são os provedores de internet) devem manter os registros de conexão por um ano. A guarda dos registros pode ser estendida por até 60 dias por pedido de autoridade policial ou pelo Ministério Público.

O navegador Brave, por exemplo, bloqueia automaticamente rastreadores de terceiros e publicidades indesejadas. Outra opção é o Tor, que utiliza uma rede anônima de computadores para se conectar à Internet.

O modo de navegação anônima não impede rastreamento web
Seu histórico de navegação anônima ainda pode ser visto pelo seu provedor de internet e os sites que você visita ainda podem rastreá-lo.

A Icann é uma corporação internacional não comercial de interesse público ou confidencial que possui a função de manter a segurança operacional da internet bem como sua honestidade e imparcialidade (da rede).

"A única forma de você saber exatamente quem é que está em qual lugar – e é isso que a polícia usa – é pelos provedores. Se acontece algum crime, o advogado, a polícia ou alguém tem que solicitar isso ao provedor de serviço, e ele dirá quem estava conectado naquela hora e naquele IP", explica Amatte.