Tem como contestar compra por aproximação?

Perguntado por: ipimenta2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
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A contestação de compra fraudulenta por NFC ou Contactless pode ser feita sem burocracia caso a transação tenha sido aprovada sem a digitação da senha.

Como evitar o golpe? A forma mais simples e direta de evitar o golpe é bloquear a tecnologia de pagamento por aproximação. Porém, se você quiser manter essa facilidade, coloque, pelo menos, a exigência de senha para pagamentos em qualquer valor. Alguns cartões fornecem a opção de desabilitar e habilitar a aproximação.

Para que não possa ser cobrado, o consumidor deve notificar a administradora do cartão pelo menos 10 dias antes do vencimento da fatura. Feito isso, a valor contestado não pode constar na fatura seguinte e fica garantido ao consumidor o direito de pagar a fatura descontado o valor questionado.

Localize e abra a opção de configurações do cartão ; Clique nas palavras 'Pagamentos por aproximação ', 'NFC' ou 'Compras por aproximação ' ou 'Contactless'; Clique nessa opção para desativar a forma de pagamento.

Você também pode cancelar sua associação pelo e-mail atendimento@compraevolta.com.br, ou entrando em contato com a central de Atendimento ao Cliente. Como acessar minha conta Compra e Volta?

Durante uma contestação, é importante enviar documentos como comprovantes, recibo, solicitação de cancelamento feita ao lojista, etc. Se os documentos não forem enviados ou se houver contra argumentação da loja, a contestação pode ser julgada como improcedente. Se isso acontecer, o valor volta pra sua fatura.

Para o cancelamento de uma compra feita presencialmente, você deve primeiro solicitar o cancelamento e estorno do valor ao estabelecimento onde fez a compra. Caso haja recusa, entre em contato diretamente com a operadora do seu cartão de crédito e cancele a operação.

Apesar de ser seguro em termos de criptografia, os cartões por aproximação não são imunes a outros tipos de fraude. Por exemplo, o método permite compras de até R$ 200 sem a necessidade de digitar senha, então caso o cliente seja furtado ou perca o cartão, corre o risco de que compras sejam feitas sem sua autorização.

Os pagamentos por aproximação usam tecnologia NFC (Near Field Communication), e cada uso do cartão gera um código identificador próprio. Caso a informação seja interceptada por criminosos, não poderá ser utilizada em outra ocasião, o que dificulta clonagens.

Como dito, a tecnologia contactless permite o pagamento em uma distância de até 4cm entre o cartão e a maquininha. Por isso, o indicado é manter o cartão afastado até que você possa conferir o valor da transação para, então, aproximar da tela.

Em resumo, a responsabilidade pela fraude no cartão de crédito é das instituições financeiras, desde que não haja negligência ou má-fé do titular do cartão. Contudo, é importante destacar que a responsabilidade não é absoluta e deve ser analisada caso a caso, levando em conta as circunstâncias do ocorrido.

Segundo o artigo 14º do Código de Defesa do Consumidor, a operadora do cartão de crédito é responsável pelo problema, portanto, é quem deve arcar com o prejuízo. Você deve solicitar o estorno de gastos indevidos ao banco responsável pelo cartão, assim como o cancelamento das compras resultantes do crime.

O chargeback é feito, na maioria das vezes, quando o cliente não reconhece a compra ou caso não tenha recebido o produto ou serviço contratado e não haja acordo com o estabelecimento. Em todas as situações, o caso será analisado pela administradora do cartão que poderá ou não proceder com o estorno.

Como tirar a aproximação do cartão Santander pelo aplicativo?

  1. entre no aplicativo do Santander Way (Android | iOS);
  2. clique em “Meus cartões”;
  3. vá em “Gerir utilização”;
  4. desative o pagamento por aproximação.

– Até o momento (agosto de 2022), ainda não é possível desativar o pagamento por aproximação do cartão Itaú pelo aplicativo do banco. Ao contrário do que ocorre com outras instituições financeiras que facilitam a ativação e desativação da aproximação pelos seus apps, é necessário entrar em contato com o Itaú.

Conforme explica a instituição financeira, não é possível desativar o pagamento por aproximação Bradesco. Sendo assim, os clientes que possuem um cartão que ofereça essa funcionalidade, podem optar por realizar o pagamento de forma convencional, isso é, inserindo o cartão na maquininha e digitando a senha.

7 dias

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Cancelar compra feita presencialmente
Neste caso, você deve pedir ao estabelecimento onde fez a compra para estornar o valor e, em seguida, efetuar nova cobrança. Se houver recusa, entre em contato diretamente com a operadora do cartão e cancele a operação.