Tem como contestar compra no Mercado Pago?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Vá para a seção Atividade da sua conta Mercado Pago e entre em contato para que possamos fazer uma investigação sobre o que aconteceu: Clique na transação desconhecida. Depois, vá à seção Preciso de ajuda e escolha “Eu não reconheço esta transação”. Clique em "Fale conosco".

Durante uma contestação, é importante enviar documentos como comprovantes, recibo, solicitação de cancelamento feita ao lojista, etc. Se os documentos não forem enviados ou se houver contra argumentação da loja, a contestação pode ser julgada como improcedente. Se isso acontecer, o valor volta pra sua fatura.

Na sua conta do Mercado Pago, acesse a opção Atividade e selecione, nos pagamentos aprovados, o que você quer estornar. Você tem a possibilidade de buscar por nome ou data. Depois de encontrá-lo, basta escolher a opção Devolver dinheiro e inserir um valor.

Além disso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias para desistir de uma compra e pedir ao estabelecimento o estorno da compra no cartão, seja por qual motivo for, quando a compra é feita pela Internet.

Para que não possa ser cobrado, o consumidor deve notificar a administradora do cartão pelo menos 10 dias antes do vencimento da fatura. Feito isso, a valor contestado não pode constar na fatura seguinte e fica garantido ao consumidor o direito de pagar a fatura descontado o valor questionado.

Você conta com a nossa ajuda
Mas, se o vendedor não responder ou não chegarem a um acordo, procure o pagamento e nos indique em que podemos ajudar. Será importante fazer isso o quanto antes para nos contar com detalhes o que houve para que possamos acompanhar o seu problema e ajudar a resolvê-lo.

Para iniciar uma reclamação, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta Mercado Pago;
  2. Clique em 'Atividades' e busque pelo pagamento correspondente;
  3. Clique nos três pontinhos ao lado de 'Ver Detalhes', depois em 'Preciso de Ajuda'.
  4. Descreva o seu problema e, ao terminar, clique em 'Iniciar Reclamação'.

Quando o vendedor devolver o pagamento, vamos solicitar o cancelamento do valor imediatamente, para que seu banco faça o reembolso. O prazo para o valor ser creditado depende do seu cartão e pode levar entre 7 e 10 dias úteis a partir da data do cancelamento da compra.

"O registro da ocorrência policial é importante porque, assim, a pessoa pode, por exemplo, conseguir ajuda da polícia para identificar o local onde a compra foi feita e até se a compra foi feita pessoalmente, ter acesso a imagens de câmera de segurança para provar que não foi ela quem efetuou a compra", afirma o ...

O direito à contestação de uma compra no cartão de crédito é resguardado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, conhecido como Procon. Primeiramente, é importante esclarecer que nenhum banco possui autonomia para cancelar compras ou realizar estornos.

Como eu faço se não reconhecer uma compra?

  1. Clique na transação que você não reconhece;
  2. Em seguida, clique no botão "Contestar"
  3. Selecione a opção "Não fiz essa compra".

Você tem cobertura por 14 dias a partir do seu pagamento, para garantir que recebeu sua compra. Se você não receber o produto, nós devolvemos o valor da compra.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é garantido o direito de arrependimento da compra e cancelamento da operação em um prazo de até 7 dias corridos, a contar do recebimento do produto ou serviço.

Compras não processadas

  1. Entre em sua conta do Mercado Pago e clique em “Atividade”;
  2. Clique nos três pontinhos ao lado da compra que deseja cancelar, próximo do valor do pagamento;
  3. Selecione “Sim, cancelar”.

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Posso pedir meu dinheiro de volta? É possível, sim, se você não receber o item dentro do prazo prometido. Na data em que você fez a compra, se era essencial para recebê-lo até a data. Se o vendedor se recusar a dar-lhe o seu dinheiro de volta, você deve registrar sua queixa na ouvidoria da loja, por e-mail, ou chat.

O consumidor também tem o direito de pedir reembolso no caso de um produto ser impróprio para consumo, fora da validade, alterados, adulterados, falsificados, avariados, corrompidos, fraudados, deteriorados ou que apresentam qualquer risco à saúde ou vida do cliente.