Tem como fazer pipoca no forno elétrico?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Em casa, o jeito mais seguro de fazer pipoca no forno é colocar os grãos dentro de um saco de pão bem fechado, levar à assadeira e aguardar até que o intervalo entre um estouro e outro seja maior do que três segundos.

Não é permitido confeccionar (cozinhar, fritar, assar) qualquer tipo de alimento, mesmo no forno micro-ondas.

Encha a sua mão de milho de pipoca comum em um prato refratário, acrescente 1 colher de sopa de água. Coloque no microondas com a tampa, por mais ou menos 5 minutos. Para cada punhado de milho, colocar 1 colher de sopa com água. Se quiser pipoca doce, colocar 1 colher de açúcar.

Você deve esperar cerca de 30 segundos com todo o milho na panela e fora do fogo. Assim que passarem os 30 segundos, volte a panela para o fogo baixo, mexendo e chacoalhando a panela com a tampa fechada de vez em quando para que todos os milhos estourem – cuidado para não se queimar.

Modo de preparo
Não tem muito segredo para preparar pipoca na airfryer. Os ingredientes são apenas dois mesmo: milho para pipoca e sal em spray. Assim, basta levar o milho para pipoca à cesta da airfryer e programar a fritadeira a 200 ºC por 8 minutos.

Sem umidade —13% ou 14% no mínimo — a pipoca não vai estourar. Por isso é importante guardar a pipoca corretamente com a umidade adequada. Uma grande parte da umidade da pipoca pode se perder se você deixar o milho exposto em um dia quente.

É só colocar tudo na pipoqueira, fechar a tampa e apertar a opção pipoca no seu microondas. Super fácil! A pipoqueira elétrica é um arraso!

O ideal é que o recipiente seja de vidro porque o filme não vai aderir ao plástico e vai voar pipoca por todo o microondas.

Abra o pacote de pipoca de micro-ondas e despeje os grãos na panela. Adicione milho suficiente apenas para enchê-la em uma única camada. Se o pacote ainda tiver mais grãos, guarde-os para uma segunda estourada.

Pipoca na panela de arroz
A panela de arroz elétrica também pode ser usada como pipoqueira. Com milho próprio e óleo, você coloca a panela elétrica em cozinhar e pronto!

Após todos os milhos estourarem, coloque a pipoca dentro de um recipiente e adicione, de forma uniforme, o azeite ou manteiga derretida. Após este processo, sua pipoca estará bem temperada e molhadinha. Ai é só colocar sal a gosto. Desta forma ela vai absorver todo os sal!

“Se ela for muito pequena, queima embaixo e não estoura tudo.” Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè, aconselha usar uma panela de aço inox com o fundo bem grosso. “No caso de uma pipoqueira de alumínio fino, é recomendável que ela possua uma manivela para manter o constante movimento dos grãos”, orienta.

Sobrou palito para cima? Ótimo.
...
Como fazer:

  1. Deposite uma quantidade suficiente de cola quente no disco para que você consiga colar um punhado de pipoca por vez. Repita o procedimento diversas vezes. ...
  2. Cubra os buracos que ficaram com cola e pipoca.
  3. Depois de terminar de cobrir os 3 discos.

Muita gente não sabe, mas essa pipoquinha famosa é feita com apenas dois ingredientes: milho e açúcar. É um ótimo lanche para aqueles que querem fugir dos conservantes, corantes e buscam algo mais natural, sempre consumindo com moderação, é claro. Além de doce na medida certa, a pipoca industrializada é crocante.

Coloque a margarina em um refratário de fundo plano e derreta no micro-ondas por aproximadamente 20 segundos. Retire o refratário do micro-ondas e misture o milho de pipoca e a água na manteiga deixando o milho bem espalhado no fundo do refratário. Cubra com papel filme de PVC e faça uns 4 furos para sair o vapor.

pouco consistente de amidos e fibras. O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.