Tem como pedir transferência de uma auto escola pra outra?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A resposta é sim, é seu direito mudar para outra auto escola quando quiser, sendo necessário que você solicite ao seu novo CFC a emissão de uma nova Licença de Aprendizagem. E ainda, não é preciso pedir nenhuma autorização, e nem mesmo a auto escola anterior deve ser comunicada para a mudança.

No caso de desistência, o consumidor não tem que pagar nada, quando dentro do prazo mencionado, que é de sete dias.

Se após a matrícula o aluno desistir do curso sem ter feito nenhuma aula, ele pode solicitar o cancelamento do contrato e pedir o reembolso. Nesse caso, a empresa pode estipular uma multa pela desistência, retendo parte do valor para cobrir despesas administrativas e outros custos.

Em 2019, a espera para fazer o exame prático era de até 15 dias na maioria dos centros de formação de condutores. E hoje, dependendo da cidade, pode chegar a cinco meses.

Resolução 168/04 do Contran
22. No caso de REPROVAÇÃO no Exame Teórico-técnico ou Exame de Direção Veicular, o candidato SÓ poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado, sendo dispensado do exame no qual tenha sido aprovado.

Sim, pode transferir o veículo para uma pessoa sem CNH.

De acordo com a lei de trânsito, há apenas duas exceções para o aluno tirar habilitação em outra cidade: quando não há autoescola onde o candidato mora ou se ele mora em um município e trabalha em outro.

01) A MATRÍCULA COM A AUTOESCOLA E O CADASTRO JUNTO AO DETRAN POSSUEM VALIDADE DE 1 (um) ANO.

Configura crime, também, o atendimento diferenciado! A auto escola também não pode exigir que o aluno conclua o curso em seis meses , isso é contrário a resolução, n° 168, do CONTRAN que fixa o prazo de conclusão do curso em doze meses.

Ao optar pelas duas categorias simultaneamente, o candidato poderá fazer tudo em um só processo. Mas, aquele que optar por esse processo único, só será considerado habilitado quando for aprovado nas duas categorias. Se o candidato desistir de uma delas, as etapas realizadas para aquela habilitação serão perdidas.

A exigência de aulas práticas extras e pagas para que o aluno remarque o exame de direção é ilegal, abusiva e não faz parte das normas impostas pelo DETRAN. O aluno que se sentir apto a realizar o exame prático sem aulas adicionais pode exigir a remarcação da prova.

Não se preocupe. A autoescola terá que pagar sua passagem e repor a aula (teórica ou prática) perdida sem cobrar nada.

Não é permitido o uso de saias, vestidos, shorts ou bermudas acima do joelho, regatas, roupas com decotes, bonés e óculos escuros. Especificamente em relação ao exame em veículos de duas rodas, o manual obriga o uso de calças compridas.

Vamos responder essa pergunta de forma simples e direta: não é conseguir finalizar o processo de primeira habilitação em 1 mês, pois ele é complexo e passa por diversas etapas. São elas: Matrícula e exames.

Isso depende do tempo que você tem disponível para fazer o curso e as aulas práticas, além da disponibilidade da autoescola para o agendamento das suas aulas. Segundo o Detran, é possível finalizar o processo em 3 meses. No entanto, o prazo limite são de 12 meses (1 ano) para concluir todo o processo.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente. Além disso, para as autoescolas devem prever em contrato a taxa que deverá ser paga em casos de reprovação.