Tem FIES no segundo semestre 2023?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta terça-feira, 4 de julho, o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ) , referente ao segundo semestre de 2023 .

O Fies financia todo o curso de Medicina? Para o Fies financiar todo o curso, seja de Medicina ou qualquer outro, é preciso que o candidato possua um financiamento integral, ou seja, de 100%. Caso o candidato possua um financiamento parcial (de 50%), apenas metade do valor total do curso será financiado.

Fies ofertará cerca de 60 mil vagas remanescentes em 2023.

Desde 2010 o FIES passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade.

18 de julho

A convocação da lista de espera do Fies 2023/2 terá início hoje, 18 de julho. Os estudantes poderão ser pré-selecionados até o dia 29 de agosto. A lista sairá no site do programa.

Lista de pré-selecionados será divulgada em 11 de julho. O prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023 do segundo semestre começou nesta terça-feira (4) e vai até sexta (7).

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior ( Sesu ), abrirá as inscrições d o process o seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2023 durante o período de 4 a 7 de julho.

A inscrição para o Fies 2023 do segundo semestre é realizada de graça no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Essa é a mesma plataforma utilizada para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni), outros programas do MEC.

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta terça-feira, 4 de julho, o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ) , referente ao segundo semestre de 2023 .

O FIES tem duas edições anuais: uma no início e outra no meio do ano.

terça-feira, 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta terça-feira, 27 de junho, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2023.

11 de julho

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira, 11 de julho, a ordem de classificação e pré-seleção dos candidatos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) , referente ao segundo semestre de 2023 .

Na edição do Fies 2022,1, a nota de corte mais alta do Fies para Medicina foi 792,46, na Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. Já a menor nota de corte do Fies para Medicina foi 717,76 no Centro Universitário De Mineiros.

Conforme a Portaria Normativa nº 23, de 20 de novembro de 2013, o acadêmico beneficiado com Fies pode justificar até 2 vezes o rendimento acadêmico inferior a 75% das disciplinas cursadas no último semestre letivo financiado pelo Fies.

Ter alcançado média igual ou maior que 450 pontos na prova do Enem; Não ter zerado a redação do Enem; Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Durante o curso: Pagamento trimestral de até R$ 150,00. Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira, 10/7, o resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o processo seletivo do segundo semestre de 2023.

O que acontece se não pagar o FIES
Você contrai uma dívida com o setor público federal e seu nome é listado em serviços de proteção ao crédito como SPC e SERASA.

O edital do FIES 2024 deve ser divulgado até dezembro deste ano. As inscrições para o primeiro semestre geralmente começam na primeira quinzena de março, seguidas pela divulgação do resultado em até cinco dias após o encerramento do prazo de manifestação do candidato.

O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Para esta edição, serão ofertadas 155 mil vagas.