Tem hífen na palavra microondas?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
3.9 / 5 4 votos

1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.

Microondas é Uma Palavra Com 4 Sílabas e 10 Letras.

microondasondas | n. m. 2 núm.

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional.

Qual é o certo: dia-a-dia ou dia a dia? A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição.

Palavras escritas com hífen, quando separadas no local da inserção do hífen, devem ser marcadas com dois traços: um traço ao final da linha e outro no início da linha seguinte. Vamos supor que ao escrever a palavra “mal-educado”, por exemplo, você precisou separá-la justamente onde há hífen, depois de escrever “mal”.

3) Em substantivos compostos, cujos elementos conservam sua autonomia fonética e acentuação própria, mas perdem sua significação individual para construir uma unidade semântica, um conceito único. Exemplos: Amor-perfeito, arco-íris, conta-gotas, decreto-lei, guarda-chuva, médico-cirurgião, norte-americano, etc.

O falso prefixo micro-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "o" ou "h". Nos demais casos, não devemos usar o hífen. Portanto, o correto é micro-ondas, com hífen.

O prefixo micro é invariável e pede hífen apenas quando vem seguido de o ou h.

A forma correta de escrita da palavra é micro-ondas. A palavra microondas está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.

A palavra ar-condicionado (com hífen) se refere a um aparelho condicionador de ar. O hífen é empregado pois essa é uma palavra formada através de composição por justaposição. Partindo para a gramática, o que acontece é a formação de uma nova palavra a partir da junção de duas ou mais palavras: ar + condicionado.

"Autoescola" ou "auto-escola"? Após a reforma ortográfica, o hífen deixou de ser empregado quando o prefixo terminar em vogal diferente da vogal que iniciar o segundo elemento. Logo, o correto é autoescola, sem hífen.

O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

Higiene (e não higiêne)
O erro na acentuação da palavra higiene ocorre porque erradamente é estabelecido um paralelismo com a palavra higiênico. A palavra higiene, contudo, contrariamente à palavra higiênico, é uma palavra paroxítona. Sendo formada por um hiato, tem a vogal e como sílaba tônica: hi-gi-E-ne.

O Hífen ( - ) é um sinal usado para ligar os elementos de palavras compostas, para unir pronomes átonos a verbos e para, no fim da linha (translineação), separar uma palavra em duas partes. Exs: couve-flor, beija-flor, chamaram-me, vê-lo-ei.