Tem lêmures no Brasil?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os lêmures, em Itatiba, vieram da Áustria há cerca de cinco meses e, para a satisfação dos biólogos e dos visitantes do parque, adaptaram-se tão bem ao espaço que já se reproduziram.

Animal de estimação
O lêmure de estimação é proibido em Madagascar desde 1962. Segundo Cathy Williams, do Centro Duke de Lêmures, ele é um péssimo animal de estimação. O comportamento dele se torna agressivo aos dois ou três anos de idade devido à maturidade sexual.

Indri

O Indri é o maior lêmure do planeta - e uma das espécies com maior gingado. Hoje, ele pode ser encontrado na ilha de Madagascar, no continente africano.

Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, os mais buscados são cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga de aquário, tarântula e algumas espécies de serpentes, como é o caso da jiboia, a falsa coral e a cobra milho.

O lémure-de-cauda-anelada possui predadores nativos e predadores introduzidos. Os predadores nativos incluem a fossa (Cryptoprocta ferox), as aves das espécies Polyboroides radiatus e Buteo brachypterus e a espécie de serpente Boa madagascariensis.

Existem 19 espécies de lêmures, todas exclusivas da Ilha de Madagascar, ao leste da África. O lêmure-de-cauda-anelada é a mais comum de se encontrar em zoológicos no mundo, com aproximadamente dois mil indivíduos em cativeiro.

Ainda de acordo com o levantamento, 103 das 107 espécies sobreviventes de lêmure estão ameaçadas de desaparecer devido, principalmente, à caça e ao desmatamento em Madagascar.

A zebra é um dos animais mais surpreendentes que nunca domesticamos. Na verdade, em certo sentido, é bastante surpreendente. Afinal, cavalos e burros são domados por humanos há anos, e as zebras parecem muito com eles. Porém, por mais esforço que façamos, não conseguimos domar esses animais.

Como sabemos, os animais silvestres não são domesticados, portanto, a lista desses animais é longa. Como exemplos, podemos citar o lobo-guará, cobras, macacos, ursos, onças, tucano e a jaguatirica.

As lebres são animais selvagens que não podem ser domesticados. Por isso, ao contrário dos coelhos domésticos, as lebres não podem ser animais de estimação.

No dia 27 de abril, é celebrado o dia mundial do maior mamífero terrestre do Brasil, a anta, e o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” preparou uma série de atividades especiais para a data. A anta pode pesar até 300 kg e sua gestação dura, aproximadamente, 13 meses, gerando apenas um filhote.

Anta: o maior mamífero terrestre do Brasil
Um indivíduo adulto da anta-brasileira (Tapirus terrestris) pode chegar a 300 kg e 2,5 m de comprimento. Nenhum outro mamífero terrestre no Brasil é tão grande e pesado quanto a anta. Ela é um animal herbívoro - ou seja, alimenta-se basicamente de folhas e frutos.

Fatos divertidos sobre a baleia-azul
Esses animais estão presentes nos oceanos do mundo, Ártico, Pacífico, Atlântico, Índico e Atlântico, portanto, seu habitat pode ser em águas salgadas ou marinhas, bem como em zonas tropicais, temperadas e até mesmo polares.

1. Ararinha Azul. A ararinha-azul teve seu último indivíduo livre lá pelos anos de 2000, e desde então sua preservação tem sido mantida em cativeiro e preservada pela organização da fauna e flora brasileira.

Animais que só existem no Brasil
Tatu-bola. Peixe-boi-da-amazônia. Arara azul. Muriqui-do-sul ou mono-carvoeiro.