Tem que molhar a horta todo dia?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Deve ser regado diariamente, mas sem exagero, pois o solo não deve ficar muito úmido. O ideal são regas frequentes, mas em pouca quantidade. Pode ser plantado em vasos e canteiros com outras espécies que também necessitem de bastante água.

Já em caso de sol pleno, deve-se molhar a terra, e não as folhas, porque o risco é queimar a planta. Isso acontece porque a gotícula pode causar uma espécie de lupa. Vegetais como as palmeiras suportam calor e sol pleno, mas há alternativas para os menos resistentes que precisam de iluminação.

No caso da alface, a rega deve ocorrer dia sim, dia não, somando 4 dias de água por semana. Para quem optou por vasos, recomenda-se fazer furos pequena na base para que o excesso de água escoe e a terra não fique encharcada. O ideal é que a terra esteja úmida, mas não alagada.

Quanto à rega, deve ser feita apenas quando o solo estiver muito seco, o que vai depender do clima. Em geral, a cada 2 ou 3 dias, mas podem aguentar até uma semana sem água. É possível colocar o dedo na terra ou usar a dica do palito de churrasco para verificar a umidade.

Folhas de jornal
Umedeça cinco folhas de jornal com bastante água e coloque em cima da terra no vaso ao redor da planta. As folhas de jornal protegem o solo do sol e ajudam a manter a terra úmida. Se tiver cascas de árvore ou pedras, coloque-as em cima do jornal.

Outras plantas que não precisam de água são: pata-de-elefante; gravatinha; cactos e entre outras. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse universo encantador das plantas que não precisam de muita água, procure se informar também sobre acessórios que podem deixar o seu jardim mais saudável e bonito.

Não é interessante regar ao meio-dia, pois, por se tratar de um horário muito quente, a água evapora rapidamente, fazendo com que a planta não tenha tempo para absorção.

Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo.

O início da manhã é o momento ideal para irrigar a maioria dos gramados. A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar o gramado durante a noite.

Na hora de limpar as folhas, é importante usar os produtos certos para que a planta sobreviva e continue com saúde. A dica de Luiz é simples: Dilua algumas gotas de detergente neutro na água em temperatura ambiente. Com um pano macio, vá passando em cada folha com delicadeza.

Tem um lugar certo para regar as plantas
Regue o solo, não as folhas. Essa é a nossa quarta dica. Não é necessário molhar as folhas, inclusive essa ação pode causar doenças, por conta da umidade.

Colheita de Alface
Como regra geral, pode levar 65 a 130 dias do semeio da alface até a colheita (dependendo da variedade). Na maioria dos casos, as alfaces podem ser colhidas entre 30 a 70 dias após o transplante.

60 dias

A colheita começa 60 dias após a semeadura. As folhas velhas devem ser eliminadas e a planta deve ser cortada bem rente ao solo, apesar de também poder ser arrancada com a raiz.

8 horas

Com exceção dos primeiros dias de vida, a alface gosta muito de Sol e calor. É recomendado que ela aproveite ao menos 8 horas de sol diárias para se desenvolver plenamente.

Luz e água
“O local escolhido precisa ser iluminado. A maior parte das plantas necessita de pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol”, orienta o especialista. Por isso, salienta ele, o ideal é instalar os vasos na varanda ou junto à janela.

Rúcula, chicória, rabanete, alface, agrião, couve-de-bruxelas, acelga, beterraba, espinafre e ervilhas são ótimas opções para lugares onde o sol não está presente”.