Qual o melhor horário para molhar horta?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas.

Os melhores e mais indicados para realizar as regas são o período da manhã e o fim da tarde, depois das 15 horas. Não é interessante regar ao meio-dia, pois, por se tratar de um horário muito quente, a água evapora rapidamente, fazendo com que a planta não tenha tempo para absorção.

De modo geral, o certo é regar as plantas na parte da manhã, isso porque durante esse período a planta está com os poros abertos e consegue absorver melhor a água. É recomendado também no final da tarde, pois com o sol mais baixo e o solo fresco, a água pode penetrar melhor no solo.

Já em caso de sol pleno, deve-se molhar a terra, e não as folhas, porque o risco é queimar a planta. Isso acontece porque a gotícula pode causar uma espécie de lupa. Vegetais como as palmeiras suportam calor e sol pleno, mas há alternativas para os menos resistentes que precisam de iluminação.

Se for noite e estiver ventando, não há problema em regar neste horário, pois isso ajudará as plantas a terem tempo para secar.

Por que irrigar
A baixa disponibilidade de água ou a irregularidade de chuvas são os principais fatores que levam o produtor a adotar técnicas de irrigação. Arroz, feijão, cana-de-açúcar, legumes, frutas e verduras são alimentos presentes na mesa do brasileiro que foram produzidos em sistemas irrigados.

Regue sempre nas horas de sol fraco, no início ou final do dia, assim você evita queimaduras. Para ter uma rega mais uniforme, use um gotejador! Evite molhar as folhas, a água deve ser aplicada diretamente na terra para evitar aparecimento de fungos.

O início da manhã e o final da tarde (depois das 15 horas) são os melhores horários para as regas. Não se deve regar ao meio-dia, pois, por ser um horário muito quente, a água acaba evaporando sem chegar uma quantidade suficiente às raízes das plantas e flores.

No caso da alface, a rega deve ocorrer dia sim, dia não, somando 4 dias de água por semana. Para quem optou por vasos, recomenda-se fazer furos pequena na base para que o excesso de água escoe e a terra não fique encharcada.

Outras plantas que não precisam de água são: pata-de-elefante; gravatinha; cactos e entre outras. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse universo encantador das plantas que não precisam de muita água, procure se informar também sobre acessórios que podem deixar o seu jardim mais saudável e bonito.

Quando cultivadas em vasos, as frutíferas pedem mais regas do que quando plantadas diretamente na terra. É importante garantir umidade suficiente para o desenvolvimento delas, mas sem encharcar o solo pois isso pode comprometer as raízes. Ao regar, direcione a água sempre na terra, e não sobre as folhas.

Como saber se é hora de regar? Como regra geral, se você vir folhas murchas, é hora de molhar suas plantas, mas você não quer deixá-las chegar a esse ponto. Em vez disso, tente criar o hábito de verificar se suas plantas estão necessitando de água.

Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo.

"Para as regas, é preciso observar se a terra está seca; (regar) duas vezes por semana seria o ideal. Isso porque no inverno a água fica na terra, pois não é o tempo propício para evaporação. O ideal é fazer as regas no período da manhã", disse.

escolha o sol da manhã porque. porque o sol da manhã ele é mais fraco.

Na hora de limpar as folhas, é importante usar os produtos certos para que a planta sobreviva e continue com saúde. A dica de Luiz é simples: Dilua algumas gotas de detergente neutro na água em temperatura ambiente. Com um pano macio, vá passando em cada folha com delicadeza.

Tem um lugar certo para regar as plantas
Regue o solo, não as folhas. Essa é a nossa quarta dica. Não é necessário molhar as folhas, inclusive essa ação pode causar doenças, por conta da umidade.

Os raios difusos do sol não são poderosos o suficiente para causar queimaduras nas folhas, com certeza a água evapora antes. Se as gotículas de água queimassem as folhas, os agricultores encontrariam enormes perdas após cada tempestade durante o dia.

Sol: Regar no meio do dia, com sol quente, faz a água evaporar mais rápido, a raiz pode “cozinhar”. Então os melhores horários são de manhã ou ao entardecer. Dedo: Nada de regar todas as plantas nos mesmos dias e horários pré-estabelecidos por você.

O recomendado é nas primeiras horas do dia quando o sol ainda não está forte, para que não queime. Lembrando também que deve ser aplicado preferencialmente nas raízes.