Tem Saxenda pelo SUS?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os medicamentos SAXENDA® e VICTOZA® não pertencem à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2020 e portanto não fazem parte dos programas de medicamentos da Assistência Farmacêutica no SUS.

A empresa indica que, atualmente, tanto a semaglutida quanto a liraglutida não são ofertadas pelo SUS e não têm cobertura dos planos de saúde.

Quantos quilos posso perder com o Saxenda? Pode haver uma redução de até 10% do peso total, quando associado a uma dieta saudável e prática de exercício físico regular.

R$ 686,01.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

O primeiro passo é responder gratuitamente o nosso formulário de avaliação. Depois, basta enviar as fotos dos documentos solicitados, bem como dos comprovantes relativos à cobertura ou fornecimento.

A primeira delas é que a Saxenda já possui aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizada no tratamento de redução de peso, enquanto a Ozempic, não. A Ozempic é autorizada apenas para o tratamento da diabetes tipo 2. Além disso, a regularidade das aplicações também é diferente.

Em relação ao Ozempic®, este é administrado uma vez na semana e sua dosagem pode variar de 0,25 mg a 1 mg, a depender da fase do tratamento. Enquanto o Saxenda® é administrado uma vez ao dia, com uma dosagem de 0,6 mg por uma semana, aumentando em 0,6 mg semanalmente para atingir a dosagem alvo de 3 mg uma vez ao dia.

Sim. Havendo indicação médica para o uso do medicamento, é dever do plano de saúde cobrir o tratamento com o Ozempic (semaglutida). Isto vale para a indicação em bula, assim como para tratamentos off label, desde que a recomendação esteja de acordo com a medicina baseada em evidências.

Os medicamentos devem ser retirados em um Centro de Saúde (posto), sendo necessárias duas vias da receita (a original e uma cópia), além da carteira de identidade. Caso outra pessoa vá retirar os medicamentos para você, será preciso apresentar a identidade dela também.

O Wegovy tem como base a semaglutida. Ele é o primeiro medicamento injetável recomendado para tratar a obesidade. Em média, durante um ano, ele reduz o peso corporal em 17%. É indicado para adultos com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 (o que caracteriza obesidade) ou 27 (sobrepeso).

Como todos os medicamentos, Saxenda™ pode causar efeitos colaterais, embora nem todas as pessoas os apresentem. Reação muito comum (pode ocorrer em mais de 1 em 10 pacientes): Náusea (enjoo), vômito, diarreia, constipação. Estes sintomas normalmente desaparecem após alguns dias ou semanas.

Saxenda serve apenas para auxiliar no processo de emagrecimento controlando a saciedade. Para um melhor resultado, é preciso reduzir o ganho calórico e aumentar a prática de atividade física, além de iniciar a reeducação alimentar para manter a alimentação saudável após o tratamento.

Um dos riscos à saúde é o efeito rebote, quando, ao deixar de usar o medicamento, a pessoa engorda mais do que os quilos perdidos durante o período de aplicação.

Além de atuar como um regulador de apetite, o Saxenda ainda acelera o metabolismo do paciente, o que ajuda o organismo a queimar mais calorias. Tudo isso contribui para o controle de peso, especialmente quando utilizado em meio a uma alimentação saudável e à prática regular de exercícios.