Tem-se como exemplo?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Exemplo: Tem-se como o melhor professor do colégio, mas isso não é verdade. Permanece numa dada posição: 4 conserva-se, mantém-se, aguenta-se, segura-se, sustenta-se, sustém-se.

tem se...» (sem o hífen)? Eis a frase: «O empobrecimento do mundo tem-se agravado nas últimas décadas.» A colocação do clítico é distinta em Portugal e no Brasil. A frase que submete ao nosso apreço está correctíssima do ponto de vista do português europeu, podendo, eventualmente, ser considerada marginal no Brasil.

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.

Citando caso análogo. Sem que se repita.

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

Resposta verificada por especialistas. As duas formas quanto à utilização do verbo "ter" estão corretas. Quando utilizamos a expressão "tem-se", estamos nos referindo a algo no singular, enquanto que ao utilizar a expressão "têm-se", estamos nos referindo a alguma coisa no plural.

1 apresentado, exibido, exposto, ostentado, realçado, salientado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Manifestado: 2 amostrado, revelado, assomado, desvendado, expressado, expresso, exteriorizado, externado, manifestado, transparecido.

'» (2) «como se, loc. conj., de modo correspondente a uma situação hipotética. 'Veio ter comigo como se eu fosse o responsável pelo que aconteceu. Resolveu viajar como se não tivesse assuntos urgentes a tratar.

De acordo com o Dicionário Houaiss, a locução «como que» indica «uma certa semelhança ou proximidade». Já a locução «como se» pode referir modo (equivalente a «da mesma maneira que») ou condição hipotética (equivalente a «contanto que», «desde que»).

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

2 traz, leva, porta, carrega, acompanha-se. Exemplo: Ela tem sempre linha e agulha na bolsa. Contém ou é composto por: 3 contém, inclui, abrange, compreende, apresenta, compõe-se, constitui-se, comporta, encerra, consta.

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.

Aquilo que serve de exemplo e modelo: 1 amostra, exemplo, arquétipo, exemplificador, modelar, modelo, molde, padrão, paradigma, paradigmal, paradigmático, protótipo, traslado.

Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc. – Fez tudo conforme o combinado, isto é: saiu acompanhada, fez a denúncia e retornou rapidamente para casa. – Não era inveja: era decepção e vergonha.

Tem, sem acento, é usado quando o sujeito é singular (apenas um): ele tem. Têm, com acento circunflexo, é usado quando o sujeito é plural (mais do que um): eles têm. O aluno tem prova amanhã. Os alunos têm prova amanhã.