Tem sushi com cream cheese no Japão?

Perguntado por: azanette . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

E o cream cheese? Será que ele está presente no sushi no Japão também? Apesar de ser bastante popular no Brasil, no país do Sol Nascente é muito difícil encontrar a preparação com esse ingrediente. Os japoneses apreciam muito o sabor dos peixes, por isso evitam usar tais produtos.

No Japão, o próprio sushiman pincela o nolho no sushi antes de servir o cliente. No caso do cliente (e isso vale inclusive para o Brasil), o correto é molhar somente o peixe e não o niguiri, pois o sushi fica mais salgado e desmancha o bolinho de arroz.

Uramaki de Salmão com Cream Cheese (Sushi de Salmão)

O recheio, que pode ser de peixe cru ou grelhado, é enrolado na alga nori e o arroz fica do lado de fora, salpicado com gergelim nas bordas. O cream cheese complementa o sabor de forma toda especial no sushi Uramaki. É de dar água na boca!

A experiência de Marcelo com invenções que envolvem o cream cheese são impressionantes. Ele criou um prato batizado de Ebidon, em que mistura uma tira de salmão cru, cream cheese, camarão frito com farinha “panko”.

O cream cheese passou a estar disponível em praticamente todos os supermercados brasileiros a partir do ano de 1994.

Por volta de 1873, William A. Lawrence, um produtor lácteo de Chester, em Nova York, foi o primeiro a produzir massa de queijo cremoso. Em 1872, ele comprou uma fábrica Neufchâtel e logo depois, adicionando creme ao processo, conseguiu criar um queijo mais rico que ele chamou de queijo creme.

Ainda, há a versão Hot Roll, quando o sushi é empanado e frito, um preparo quente e uma criação nacional, que teve a culinária oriental como referência.

A explicação mais recorrente é que no Japão as mulheres eram proibidas de exercer a atividade por terem as mãos mais quentes - o que poderia interferir no sabor e preparo do peixe cru.

Os tipos e cores de pratos determinam o preço do sushi. Se você quer economizar, você pode evitar pegar sushis mais caros. Os preços costumam varia de 100 ienes até 300 ienes por pratinho.

A fama do temaki faz sucesso no Brasil
Lá no Japão o temaki não é visto como algo gourmetizado como aqui no Brasil. Ele é preparado com mais frequência dentro de casa, porque é recheado com as sobras de preparos de sushis e sashimis.

mostarda e wasabi têm moléculas menores, chamadas isotiocianatos. Como elas são mais leves, elas sobem para o nariz. É por isso que a pimenta arde a boca, e o wasabi, o nariz.

R$ 7,50 un.

Quais são os principais Tipos de Sushi (e seus nomes)

  1. O Nigirizushi é um tipo de sushi feito manualmente.
  2. Shakemaki ou salmão maki, sushi enrolado com recheio de salmão.
  3. O tekkamaki é um sushi composto por um recheio de atum e uma camada de arroz envolta em nori.

Consiste em rolos de arroz recheados e embrulhados com algas marinhas. É fácil ver este tipo de sushi aqui, recheado com vários sabores dentre eles, salmão, cream cheese e outros como está sendo apresentado na foto!

O temaki japonês é um pouco mais simples do que o encontrado no Brasil. É feito apenas de alga, arroz, algum vegetal, como o pepino e um peixe ou fruto do mar. O que importa é a qualidade dos ingredientes, principalmente do recheio, que tem que ser absolutamente fresco para preservar todo o sabor.

Em 1880, um distribuidor de queijo da cidade de Nova York, chamado Alvah L. Reynolds, começou distribuindo o cream cheese do senhor Lawrence embrulhado em folhas metálicas prateadas com o nome PHILADELPHIA BRAND CREAM CHEESE, utilizado pela primeira vez no dia 1 de setembro.