Qual a maneira correta de comer sushi?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.

No que toca à comida japonesa, Andrew refere que não devemos comer o sushi frio. “O arroz deve ser comido quente e suave quando é acabado de fazer, não frio e duro”, aconselha.

1. Nunca "ataque" de peixe cru na primeira vez. Peça sushis à base de kani kama, frutas, pepino ou então um salmão grelhado. O peixe cru é a barreira da culinária japonesa.

O sushi deve ser comido com pauzinhos, embora alguns tipos de sushi permitam que a degustação se faça à mão. Se não tem grande jeito para manusear os pauzinhos, o melhor é usar as mãos. Nunca use garfo e faca. Não corte as peças de sushi nem lhes dê dentadas, pois devem ser degustadas por inteiro.

6 – Comer sushi gelado
O arroz preparado na hora precisa estar macio e aquecido, afirma Andrew Kojima. É o calor ajuda a acentuar o sabor do peixo.

Calcular de 8 a 10 peças se for a única entrada. Calcular de 4 a 5 peças se outros pratos forem servidos. Quais tipos de sushi servir como entrada ?

Na hora de escolher, prefira combinados com metade da porção de sushi e metade de sashimi. Em torno de 15 peças são o suficiente para matar um nível de fome média, comer com prazer e sem gula.

2) Comer com as mãos: quando se fala de sushi de certeza que lhe vem logo à cabeça os tradicionais pauzinhos (ou hashi, se quiser usar o nome japonês). Mas a verdade é que pode (e deve) comer com as mãos. Pelo menos as peças de sushi enrolada (os makis).

Para deixar tudo ainda mais gostoso, existe uma ordem certa para você comer os peixes, assim os sabores não se “atropelam”, digamos assim. O ideal é que você comece pelos peixes brancos, como a tilápia e o pargo, que têm um sabor mais leve, para então partir para o salmão e os pedaços de atum.

No período Edo (séculos XVII a XIX), o arroz passa a ser temperado com o vinagre e o peixe, devido à fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, passa a ser consumido cru e fresco.

De acordo com estudo de caso publicado recentemente no jornal BMJ Case Reports, alimentos que contêm peixes crus, como sushi e sashimi, podem ser infectados com um parasita, parecido com um verme, que adere ao intestino causando dor intensa, vômitos e febre.

Opções de pratos quentes japoneses sem peixe cru

  • Teppan. Este prato bastante típico da culinária japonesa é composto por tiras de carne e legumes preparados em uma chapa de ferro. ...
  • Guioza. O pastelzinho japonês pode ser consumido como uma entrada. ...
  • Temaki. ...
  • Yakissoba.

Para quem está iniciando no mundo culinário japonês, o primeiro sabor indicado para provar é o Califórnia, composto por arroz, nori, manga, pepino e saquê. Isso mesmo, nada de peixe cru!

Podemos afirmar que, como regra geral, sushi é uma opção saudável, já que possui minerais, ômega 3 e outros nutrientes e seu valor calórico é normalmente mais baixo que outras refeições.

Segundo uma pesquisa divulgada recentemente no BMJ Case Reports, alimentos que contêm peixes crus, como sushi e sashimi, podem estar infestados com um parasita, semelhante a um verme, que adere ao intestino provocando dores excruciantes, vómitos e febre.