Tem vírgula depois de por gentileza?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Na escrita, as expressões por favor, por gentileza, por obséquio são seguidas ou precedidas de vírgula e, se queremos enfatizar a expressão polida, ficam entre vírgulas: “Por favor, venha aqui”, “Entre, por gentileza” e “Peço-lhe, por obséquio, não comentar nada disso”.

Expressão popularmente usada antes de fazer uma pergunta ou um pedido. por gentileza, saberia me informar onde fica o banheiro? Me passa o sal, por gentileza?!

8ª. - A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.

1 afabilidade, amabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, educação, elegância, civilidade, simpatia, cavalheirismo, polidez, urbanidade. Favor: 2 mercê, favor, fineza, benefício, obséquio.

Gentileza é um gesto de cuidado com o outro, com a vida. Geralmente, a pessoa que é gentil com as outras acaba se destacando.

Por favor e o uso da vírgula
A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases. Início da frase: Por favor, preencha o questionário. Meio da frase: Preencha, por favor, o questionário. Fim da frase: Preencha o questionário, por favor.

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase.

Desde já, embora não seja um advérbio único, é um adjunto adverbial pequeno e sucinto, sendo escrito inúmeras vezes sem vírgula:

  1. Desde já agradeço a atenção dispensada.
  2. Desde já agradeço a compreensão de todos.
  3. Desde já agradeço a oportunidade que me foi dada.

Poderia, por gentileza me demonstrar a cavalaria?

Gentileza é a qualidade do que gentil, do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez.

Geralmente, trata-se de um advérbio, de uma conjunção ou de um adjetivo. Nesses casos, a vírgula é usada entre os elementos repetidos.

A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra geral, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou. Exemplo: Objetivos, conteúdo, método e recursos didáticos compõem um plano. Truque: Se você estiver listando várias coisas, vai precisar usar vírgula!

substantivo feminino Característica ou particularidade de gentil. Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza é uma qualidade em extinção.Com delicadeza; amabilidade: foi uma gentileza sua emprestar o livro.

O contrário de gentileza é: Contrário de amabilidade: 1. descortesia, indelicadeza, grosseria, rudeza, aspereza, estupidez, brutalidade, má-criação, má-educação, incivilidade, inurbanidade, impolidez, ignorância, insolência, antipatia, rusticidade, secura.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Seu nome era José Datrino, chamado de Profeta Gentileza (1917-1996). Por mais de vinte anos circulava pela cidade com sua bata branca cheia de apliques e com seu estandarte, pregava nas praças e colocava-se nas barcas entre Rio e Niterói anunciando sem cansar: "Gentileza gera Gentileza".

Gentileza ou gentilesa A forma correta de escrita da palavra é gentileza. A palavra gentilesa está errada. Devemos utilizar o substantivo...

Quando, entre dois sujeitos diferentes, vier um termo ou uma expressão intercalada precedendo o “e”, este deve ser antecedido por vírgula. “A moça, muito alta, e o rapaz, quase um anão, formavam um casal que chamava a atenção.”