Vai em direção a tem crase?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Estamos viajando em direção a Roma. No entanto, se houver um modificador do nome, haverá crase: Vou à Campinas das andorinhas. Estamos viajando em direção à Roma das Sete Colinas.

Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”. Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase.

Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”. Exemplos: “Você volta DA Bahia” > “Você vai à Bahia.”

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

2 a, contra, com, de encontro a, de face para, de frente para, defronte a, face a face com.

A abreviatura correta para atenciosamente é At. te ou Atte. Além disso, alguns guias de etiqueta recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo "atenciosamente" em sua forma por extenso, sem usar a palavra abreviada.

Não se usa crase quando: "Vou a São Paulo. Volto de São Paulo". Ou seja, se você vai a e volta da, crase há.

Quem está indo, vai a.... então tem crase.

Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Em "Quem tem boca (ou "Sabrina') vai a Roma", por exemplo, o "a" que antecede "Roma" não pode receber acento grave por uma razão muito simples: não ocorre crase, ou seja, o "a" não resulta da fusão de coisa alguma. Quem tem boca vai a algum lugar. E chega de "a"!

Assiste-se “a” alguma coisa. Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

A dica é: se você diz “vou a” e volto da” para um mesmo lugar, deve-se utilizar a crase. Exemplo: Vou à Bahia,volto da Bahia / Vou à Serra Gaúcha, volto da Serra.

Significado de Direção
substantivo feminino Lado para onde alguém se dirige; rumo, sentido, caminho.

Indica a conclusão de uma ideia anterior: 1 assim, assim sendo, dessa forma, dessa maneira, desse jeito, desse modo, à vista disso, em vista disso, por isso, por conseguinte, portanto, logo. Exemplo: Nesse sentido, será essencial a implementação de estratégias de melhoria.

Conceito de Direção
Dirigir significa interpretar os objetivos e os planos para os outros e dar as instruções de como executá-los. Dirigir é atuar diretamente sobre as pessoas para conseguir que executem as suas atividades com eficiência e eficácia.

A principal diferença entre a direção hidráulica e a direção elétrica é o mecanismo que elas usam para deixar a direção mais leve. Na hidráulica, o volante fica mais leve por causa de uma bomba que circula óleo dentro da caixa de direção.