Vai ter La Niña em 2023?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

É consenso entre o Instituto de Pesquisas Internacionais da Universidade da Columbia (IRI) e o Centro de Previsões e Clima da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (CPC/NOAA) a previsão de que o La Niña vai continuar durante o verão 2022/2023.

Em 2023, com as temperaturas globais acima de 1,1ºC desde os níveis pré-industriais, podemos esperar muitas inundações, secas, incêndios e ondas de calor no Brasil e no mundo. A previsão é que o fenômeno La Niña continue pelo menos até agosto deste ano, segundo relatório da OMM (Organização Meteorológica Mundial).

As altas temperaturas tão características do verão, a estação mais quente do ano no Brasil, em breve começará a dar espaço para temperaturas menos escaldantes. É a chegada do outono 2023, estação que antecede o inverno.

“À medida que avançamos num ambiente cheio de contradições, os tons para o Outono/Inverno 2022/2023 permitem uma mobilidade fluida e assim eles se movem com uma variedade de tons contrastantes, permitindo que se expressem espontaneamente como são e como se sentem num dia qualquer.”

As chuvas continuarão caindo no início de 2023 em grande parte do país, principalmente na área que vai do Norte até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste. No entanto, o calor diminuirá bastante a partir da quarta-feira (4) e pelos próximos dias. O motivo é a umidade que tem circulado por todo o país por conta do verão.

A atuação do fenômeno La Niña deve persistir, pelo menos, até fevereiro de 2023, com probabilidade de 70%. A informação foi publicada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

A previsão do Inmet indica que haverá predomínio de chuvas acima da climatologia em grande parte da região, durante os meses de janeiro a março/2023.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Alta probabilid. Sol com muitas nuvens durante o dia.

Início do verão de 2023 a 2025
O verão em 2023 começa em 22 de dezembro às 00h27 e termina em 20 de março; O verão em 2024 começa em 21 de dezembro às 06h21 e termina em 20 de março; O verão em 2025 começa em 21 de dezembro às 12h03 e termina em 20 de março.

As previsões mais estendidas vêm indicando um aumento da probabilidade para ocorrência de El Niño a partir da metade de 2023. “Ainda é muito cedo para afirmarmos essa mudança de sinal, pois a longo prazo os modelos ainda podem apresentar mudanças nas projeções.

[Informal] O mesmo que menino.

O último episódio de frio extremo do ano? O inverno astronômico termina oficialmente apenas no dia 22 de setembro, mas desde o dia 1º estamos sob o que se denomina na climatologia de primavera meteorológica ou climática, que se define como o trimestre de setembro a novembro.

Viva Magenta

Viva Magenta é a cor de 2023.

Para 2023, espere que calças e jaquetas oversized continuem sendo a norma e terninhos e blazers assumam estampas mais ousadas. Camisas, croppeds e tecidos transparentes continuarão a contrastar com as peças maiores do guarda-roupa, criando looks poderosos e divertidos ao mesmo tempo.

Quais são as tendências Verão 2023? Prepare-se para ver essas peças em todo o lugar: biquíni usado como blusa, saia plissada, vestido tubinho, bermuda e calça parachute são algumas das trends dessa estação.

O calor deve ser intenso ao longo do mês em todo o Sudeste. A previsão é de que o mês termine com temperaturas um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo, em todo o Rio de Janeiro e no Espírito Santo e também no Sul, centro e leste de Minas Gerais.

Para janeiro de 2023, a Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal na maioria das áreas do Sudeste. Por outro lado, o calor será predominante.