Quando o fenômeno La Niña vai embora?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O La Niña é normalmente associado a um clima mais frio do que o normal em todo o mundo, e deve durar até fevereiro ou março de 2023, final do inverno no Hemisfério Norte.

O ano de 2023 vai se iniciar com uma notícia que muda completamente o panorama climático do Brasil: Tudo indica que o La Niña vai se dissipar e, aos poucos, o El Niño tomará seu lugar, influenciando a estação chuvosa de 2023/2024.

O ano de 2023 começa ainda com a presença do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico. Trata-se do terceiro ano consecutivo em que janeiro se dá com o fenômeno de resfriamento das águas do Pacífico Equatorial presente, o que explica mais um verão em que o Rio Grande do Sul sofre os efeitos de estiagem.

A tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30%. O tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul. Além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto.

Desta forma, a previsão para o inverno indica alta probabilidade de chuvas dentro e abaixo da faixa climatológica em grande parte da região, exceto em áreas pontuais no sudoeste do Mato Grosso do Sul e noroeste do Mato Grosso, onde as chuvas poderão ser ligeiramente acima da média (Figura 3a).

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) informou que o Oceano Pacífico equatorial retornará ao seu estado neutro entre março e maio de 2023, e é provável que condições de El Niño se desenvolvam durante o outono e inverno do Hemisfério Norte.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Ainda assim, o La Niña em 2022 anuncia o início da estação chuvosa em setembro e outubro. A previsão é de um verão com chuvas acima da média na maioria dos estados do Nordeste, com alguma variação nas temperaturas possivelmente abaixo da média em diversas áreas.

Os cientistas estimam que como o "El Niño" acontecerá no final do ano terá efeitos ainda em 2024, o que significa que também é provável que no próximo ano se estabeleça um novo recorde de temperatura global.

A principal diferença entre o El Niño e o La Niña é que o primeiro está ligado ao aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, devido ao enfraquecimento dos ventos alísios. Por sua vez, o segundo é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

O início de 2023 já está mais quente no Hemisfério Norte. Mesmo no inverno, algumas regiões estão com clima mais ameno, atípico para essa época do ano, segundo a OMM, e países europeus registraram temperaturas acima de 20°C.

Episódios recentes do La Niña ocorreram nos anos de 1988/89 (que foi um dos mais intensos), em 1995/96 e em 1998/99. " Editora Transtec - São José dos Campos (SP), março de 2001.

As previsões mais estendidas vêm indicando um aumento da probabilidade para ocorrência de El Niño a partir da metade de 2023. “Ainda é muito cedo para afirmarmos essa mudança de sinal, pois a longo prazo os modelos ainda podem apresentar mudanças nas projeções.

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera. A forte onda de frio do começo da segunda quinzena de maio de 2022 foi sentida em todas as Regiões do país.

13 de junho de 2022

O dia mais frio do ano na cidade foi os 2,9°C de 13 de junho de 2022.