Vai ver ou vai vê?

Perguntado por: ividal3 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

Palavras homógrafas são as que se escrevem da mesma maneira. Vê-la e vela não são palavras homógrafas. Nem mesmo temos aqui duas palavras, mas três: em vê-la, há duas palavras: vê é o infinitivo do verbo ver; la é o pronome pessoal a, que aqui se escreve com a forma la. Vê-la=ver a.

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

Ver: verbo no infinitivo. Vê: verbo “ver” conjugado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

Expressão que substitui a palavra talvez. - O que o André, aquele pé rapado, estava fazendo naquele carro conversível ontem? - Ah, vai ver ele conseguiu um emprego de motorista.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu.

1. Vamos ver. Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

Tem a ver é uma forma conjugada da expressão ter a ver, que é usada para referir algo que está relacionado ou diz respeito a alguma coisa.

A forma correta de escrita é vê-lo de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento circunflexo na vogal “e”. Vê-lo é uma flexão do verbo ver com o pronome oblíquo átono “o” que assume a forma lo depois do verbo quando este termina em “r, s ou z”. O detetive Perez deseja vê-lo na esquadra.

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

1. O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados.