Revolucao Dos Cravos Anos

Como Lenin concebia a revolução proletária na Rússia?

Para Lênin, a Revolução Russa seria a espoleta da revolução no Ocidente. A insurreição do proletariado russo seria imitada a curto prazo pela classe operária da Europa Central e Ocidental, onde se formava uma crise revolucionária, depois de quatro anos de guerra interimperialista.

... Ler mais

Quem ganhou a Revolução Francesa?

Napoleão Bonaparte

A revolução só foi encerrada na França quando Napoleão Bonaparte tomou o poder do país por meio do Golpe do 18 de Brumário. Esses dez anos de extensão da Revolução Francesa são divididos em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792) Convenção (1792-1795)

... Ler mais

Qual foi o importante acontecimento histórico dos anos 60?

Os anos 60 foram marcados pelo início da ditadura militar no Brasil e por revoluções que deixaram muitas lições para a história. A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Em específico na música brasileira houve uma revolução em forma de protestos.

... Ler mais

Quem foi o primeiro bebê nascido pela técnica in vitro?

O dia 25 de julho de 1978, há exatos 40 anos, foi marcado por uma revolução na medicina: o nascimento do primeiro “bebê de proveta” do mundo, Louise Brown, numa cidadezinha do interior da Inglaterra. De lá para cá, uma revolução ainda maior ganhou espaço, com grandes avanços diários.

... Ler mais

Qual transformação a revolução agrícola trouxe para humanidade?

A revolução agrícola mudou nossa espécie e nosso planeta. À medida que grupos de caçadores-coletores começaram a domesticar plantas e animais, abandonaram a vida nômade, construindo vilas e cidades que duraram milhares de anos.

... Ler mais

Quem assumiu o poder após a Revolução Francesa?

Depois da Queda da Bastilha, o processo de revolução espalhou-se pela França e estendeu-se pelos dez anos seguintes, sendo somente encerrado quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder do país por meio do Golpe de 18 de Brumário.

... Ler mais

Quais foram as primeiras indústrias que surgiram?

Esse processo avançou para outros países, como Bélgica, França, Estados Unidos e Japão. No século XIX, cerca de 100 anos após a primeira fase da Revolução Industrial, o mundo vivenciou a segunda etapa desse processo, a Segunda Revolução Industrial.

... Ler mais

Quem são os donos da Tramontina?

Valentin

No país desde 1986, a gaúcha tem uma fábrica em Manitowoc, no Wisconsin. O homem por trás da revolução gaúcha das panelas é Clovis Tramontina, 59 anos, presidente há 22 anos do negócio fundado por seu avô Valentin e, anos mais tarde, conduzido por seu pai, Ivo.

... Ler mais

Porque dizem que 40 anos é a idade da loba?

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade.

... Ler mais

Teve guerra civil no Brasil?

Você sabia que nos anos de 1936 e 1937 o Brasil esteve à beira de uma guerra civil? Assim como em 1932 São Paulo fez a Revolução Constitucionalista contra Getúlio Vargas, na passagem de 1936 para 1937 as tensões ferveram entre o governador José Antônio Flores da Cunha, do Rio Grande do Sul, e o presidente do Brasil.

... Ler mais

Qual foi a maior guerra civil brasileira?

Há 80 anos, no dia 9 de julho, começava a Revolução de 32, considerado o maior conflito armado do Brasil no século passado. Durante 85 dias, paulistas se rebelaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país.

... Ler mais

Quem ganhou a guerra do café com leite?

A luta armada teve início no dia 9 de julho de 1932 e durou três meses, deixando mais brasileiros mortos do que a 2ª Guerra Mundial iria deixar anos depois. A revolução acabou com a rendição dos paulistas e o compromisso de Vargas lançar uma constituinte em 1934.

... Ler mais

Porque trabalhamos de segunda a sexta?

A resposta para esse questionamento está na tradição de civilizações antigas, nas religiões e em convenções sociais impostas no início da revolução industrial. A divisão da semana em sete dias começou na Babilônia, civilização que ocupou a região da Mesopotâmia e teve o seu auge dois mil anos antes de Cristo.

... Ler mais

O que faziam nos anos 60?

A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Na música surge o Tropicalismo e a Jovem Guarda. O tropicalismo foi um movimento cultural que misturava influências do pop, rock e cultura brasileira. As letras criticavam a ditadura e muitos dos representantes desse movimento foram presos e exilados.

... Ler mais

Onde nasceu o primeiro restaurante?

A palavra restaurante apareceu pela primeira vez na porta de um estabelecimento que começou a funcionar em 1765 na Rue des Poulies, em Paris, portanto poucos anos antes da Revolução Francesa. Seu dono era um “marchand” de caldos e cozidos chamado Boulanger, segundo alguns, ou Roze, conforme outros.

... Ler mais

Quem foi o grande amor de Giuseppe Garibaldi?

Durante os quatro anos em que lutou na Revolução Farroupilha, Garibaldi foi capturado e torturado, sofreu um naufrágio e conheceu aquela que seria o amor de sua vida, Anna Maria Ribeiro da Silva, a Anita Garibaldi.

... Ler mais

Qual o animal mais antigo vivo hoje?

Jabuti

Jabuti. Nascido por volta de 1832, Jonathan, o jabuti, deve completar 190 anos em 2022 e é o animal terrestre vivo mais antigo conhecido hoje. Em sua vida, Jonathan presenciou duas guerras mundiais, a Revolução Russa, sete monarcas no trono britânico e 39 presidentes dos EUA.

... Ler mais

Qual foi a maior decepção de Santos Dumont?

Santos Dumont morreu após cometer suicídio aos 59 anos. Ele não deixou bilhete, mas suspeita-se que tenha ficado decepcionado ao ver aviões em combate durante a Revolução Constitucionalista de 32. Os aviões bombardearam o Campo de Marte, em São Paulo, e provavelmente teriam sobrevoado o Guarujá.

... Ler mais

Porque Pernambuco e um país?

Era o bairrismo local já voando alto, a ponto de, em 1817, o estado virar um país. República, mais de 70 anos mais jovem que a brasileira, independente do Reino Unido do Brasil e de Portugal. A ousadia foi fruto de uma revolução. Durante 75 dias, quatro estados nordestinos e parte da Bahia viraram um nação: Pernambuco.

... Ler mais

Como foram formados os sindicatos?

O Sindicato foi criado pelos próprios trabalhadores em defesa de seus interesses. Há mais de 200 anos, no século XVIII, na Europa, começou o que se chama de Revolução Industrial, a partir de descobertas tecnológicas que revolucionaram a prática da manufatura.

... Ler mais