Como Lenin concebia a revolução proletária na Rússia?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Para Lênin, a Revolução Russa seria a espoleta da revolução no Ocidente. A insurreição do proletariado russo seria imitada a curto prazo pela classe operária da Europa Central e Ocidental, onde se formava uma crise revolucionária, depois de quatro anos de guerra interimperialista.

A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações: A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução. B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.

Vladimir acreditava na propagação do movimento revolucionário pelo mundo, uma vez que possuía uma perspectiva internacionalista. Internamente, ele alentou as classes trabalhadoras, convidando-as a participar das decisões perante os conselhos operários.

Em março de 1921, Lênin adotou a implantação da NEP (Nova Política Econômica) a fim de reestruturar a economia e acabar com as desigualdades sociais, a fome e a miséria na Rússia. O objetivo deste texto será abordar a Nova Política Econômica e suas principais consequências para a Rússia socialista.

O objetivo era evitar o colapso total da economia e mesclar os princípios socialistas com capitalistas.

As Teses de Abril tinham como base os três pilares: "Paz,Terra e Pão":

  • Paz: a saída da Rússia da guerra.
  • Terra: promover a reforma agrária.
  • Pão: comida a todos.

Um lema evocado por Lenin ao longo daquele ano foi “Todo o poder aos sovietes”. A ampliação do quadro de caos e revolta na Rússia favoreceu os bolcheviques, levando-os ao poder.

Lenin realizou nacionalização das terras em controle da aristocracia, iniciou reforma agrária, nomeou Leon Trotski para assumiu as negociações da saída do país da guerra, procurou combater o analfabetismo por meio do incentivo à educação etc. As negociações de paz com a Alemanha resultaram no Tratado de Brest-Litovsk.

Resposta verificada por especialistas
O Slogan "Pão, Paz e terra fez com Lênin, líder Bolchevique, ganhasse o apoio popular. Por meio de suas teses, as intituladas Teses de Abril, Lênin assegurou que camponeses, soldados e operários estivessem ao seu lado no decorrer da Revolução Vermelha.

Tratado de Brest-Litovsk.

Causas da Revolução Russa: Modelo agrário feudal, industrialização tardia e concentração da riqueza na aristocracia. Fome, pobreza e insatisfação social. Oposição à Monarquia Absolutista.

A partir desse episódio, conhecido como Revolução de Outubro ou Revolução Bolchevique, iniciaram-se mudanças no sistema econômico russo. Terras da Igreja, nobreza e burguesia foram desapropriadas e concedidas aos camponeses, as indústrias passaram a ser controladas pelos operários e os bancos foram estatizados.

Dessa forma, pretendia-se dar “um passo para trás, para depois dar dois à frente”. Ou seja, reaquecer a economia através do capitalismo e, logo em seguida, ampliar o conjunto de ações socialistas.

O início da Revolução
Como todo conflito, esse resultou em graves consequências para o povo russo, desorganizando a economia e refletindo, principalmente, nos camponeses e operários. A derrota para os japoneses também fez com que os ânimos se acirrassem, elevando ainda mais a insatisfação contra o czar.

Lenin tinha um conhecimento maravilhoso de Marx.
Foi possível obter “O Capital“, embora com grandes dificuldades. Mas as coisas eram extremamente ruins com relação às outras obras de Marx. A maioria dos membros dos círculos nem sequer havia lido o “Manifesto Comunista“.