Como a extensão do país no sentido norte-sul latitudinal?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

No sentido norte-sul, o Brasil possui uma distância de 4.394 km entre o Monte Caburaí – ponto localizado no estado de Roraima e posicionado no extremo norte do país – e o Arroio Chuí, esse último posicionado no extremo sul, no Rio Grande do Sul.

Resposta: Devido à grande extensão territorial no sentido norte-sul, o Brasil apresenta paisagens com predominância de elementos naturais muito diversificados, resultado da influência climática.

A grande extensão do Brasil no sentido norte-sul (latitudinal) influencia significativamente a diversidade de paisagens no país, com ocorrência de diversos tipos de clima e vegetação.

Resposta. distancia latitudinal é a distancia de qq ponto da terra em relação ao equador. a discancia longitudinal é a distancia de qq ponto da terra em relação ao meridiano de greenwich.

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.

A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.

Latitude é uma coordenada geográfica que mede a distância, em graus, de um ponto na Terra até a linha do equador. Ela vai de 0º (sobre a linha do equador) até 90º norte ou sul (os polos).

Localizar Coordenadas Geográficas
Para representar as coordenadas, devemos sempre iniciar pelo valor da Latitude, e depois da Longitude. Por exemplo, a cidade de Buenos Aires localiza-se no ponto: 34° 36' 13'' S e 58° 22' 54'' O.

Como consequência da sua grande extensão TERRITORIAL ou latitudinal, o território brasileiro estende-se por duas grandes zonas térmicas ou climáticas, que são a ZONA TROPICAL e a ZONA TEMPERADA DO SUL.

No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59'32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47'30”.

A distância entre o extremo norte brasileiro e o sul, por exemplo, é de 4394 km. Já a distância de leste a oeste é de 4319 km. Arroio Chuí, Monte Caburaí, Ponta do Seixas e Serra da Contamana são alguns termos que você deve ter em mente quando o assunto são os extremos do Brasil.

A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país uma enorme diversidade de paisagens, climas, topografia, fauna e flora. Está localizado na América do Sul, e faz fronteira com quase todos os países do continente, exceto Chile e Equador.

8.510.000 km²

Em extensão latitudinal, o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de 4.394 km.

Sendo assim, em termos latitudinais, o território brasileiro estende-se desde algo próximo aos 5º Norte até cerca de 33º Sul. Em termos longitudinais, a extensão vai desde os 35º oeste até um pouco menos que os 75º oeste.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

E no hemisfério sul? No hemisfério norte: Quebec, Roma, Nova Délhi, Manila e Niamei. No hemisfé rio sul: Brasília, Montevidéu, Luanda e Camberra.

Hemisfério norte
As nações de Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela localizam-se ao norte do Equador, mas no continente sul-americano. Brasil e Equador são os únicos dois países da América do Sul que possuem uma parte no hemisfério norte.

as coordenadas de latitude vêm antes das de longitude; o primeiro número na latitude deve ficar entre -90 e 90 e o primeiro número na longitude deve ficar entre -180 e 180.