Porque o vento do ventilador faz mal?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos. Além disso, pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem ser as mais prejudicadas, já que o vento vai diretamente para as vias respiratórias.

Isso ocorre devido ao fluxo frio de ar, que atinge o nosso corpo e músculos. Se você já tem músculos doloridos, o ar frio pode causar a contratura desses músculos, o que resulta em mais dor. Mesmo se os seus músculos não estiverem doloridos, a queda na temperatura pode causar dor nas costas.

“Se aquela pessoa já não está com imunidade muito boa, aquele organismo vai ter que gerar energia para esquentar aquele corpo do ventilador, gerando um estresse térmico e desencadeando gripes e resfriados”, detalha o médico.

Isso acontece devido às partículas disseminadas pelas pás do ventilador no ambiente. Não significa que a casa esteja suja, mas algumas partículas estão no ar e são impulsionadas pelo vento. Esse é o caso da poeira, pólen, ácaros e outros.

Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo. Para completar, vire o ventilador para o lado da janela – não precisa ser de frente, apenas voltado para ela.

Já ouviu falar na dica do gelo no ventilador? Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.

É claro que, em uma comparação direta, o ar-condicionado reduz a temperatura de um ambiente interno em muito mais graus do que o ventilador. Porém, o custo do ventilador é muito mais baixo e ele não traz consigo os problemas de secura do ar e complicações de manutenção e instalação.

Isso ocorre porque o ar frio concentrado pode fazer os músculos ficarem tensos e com câimbras“, explicam os especialistas. “Esse problema é especialmente comum em pessoas que dormem com ele perto do rosto e do pescoço.

Segundo Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do HospitaL Sírio-Libanês dormir com o ventilador ligado pode causar inflamações e ressecamento das vias aéreas por causa da poeira e da sujeira que estão no ambiente e são dissipadas pelo vento.

Para prevenir este problema basta tomar alguns cuidados simples. O primeiro deles é beber bastante água para manter o corpo hidratado e evitar o ressecamento da garganta. Outra atitude que pode prevenir o surgimento deste incômodo é fazer uma boa alimentação, priorizando a ingestão de frutas e legumes.

É mais saudável
O ventilador oferece a vantagem de poder ser usado com as janelas do ambiente abertas. E por isso, promove a constante renovação do ar.

Mas por que esse nome? Consiste basicamente no sinal sonoro que esses aparelhos emitem. São frequências com a mesma potência que podem abafar outros sons do ambiente. Estes sons abafados como carros, obras, cachorros latindo, tendem a ter potências sonoras diferentes, por isso, atrapalham o sono.

Se a dor de cabeça no inverno já tiver começado, um banho quente e uma sopa podem ajudar a aliviar a dor. Ainda assim, especialistas advertem que não existe tratamento específico para o problema que tem origem na mudança de temperatura.

Portanto, sim: sinusite e ar-condicionado têm uma relação direta. Afinal, o aparelho utilizado para climatizar um ambiente acaba reduzindo a umidade do local e, consequentemente, tornando o ar mais seco, o que pode dificultar a vida de quem já tem a propensão para a sinusite.

Deixe o ar circular
Outra dica é, sempre que possível, fazer o vento circular pela casa. Ou seja, abra janelas opostas pela casa e as portas também. Dessa forma, o ar pode circular pelos ambientes, pois o ar parado amplia a sensação térmica.

Saiba como refrescar o quarto e ter uma boa noite de sono

  1. Tire os eletrônicos da tomada. ...
  2. Dê preferência para cores claras. ...
  3. Use tecidos leves. ...
  4. Feche as cortinas durante o dia. ...
  5. Coloque plantas no seu quarto. ...
  6. Deixe a roupa de cama no freezer. ...
  7. Cuidado com a iluminação. ...
  8. Aumente a umidade do quarto.

Se você não tiver um aparelho de ar-condicionado, pode optar pelo uso de um ventilador – nunca ligado em direção direta ao corpo. Para potencializar o efeito, a dica é colocar uma tigela com cubos de gelo em frente ao aparelho. Ponto de atenção: não se esqueça de observar a umidade do ar do ambiente que irá dormir.

Colocar um balde de água fervente no quarto
Essa dica é ótima para diminuir o ar seco dentro do quarto e conseguir respirar melhor durante a noite, acordando mais descansado. Não precisa ter muita água, basta meio balde que deve ser colocado dentro do quarto e quanto mais perto da cabeceira da cama, melhor.