Porque o vento do ventilador da dor de cabeça?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos. Além disso, pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem ser as mais prejudicadas, já que o vento vai diretamente para as vias respiratórias.

Isso acontece por diversas razões, entre elas, o ressecamento do ar e a suspensão da poeira. Passar a noite recebendo o vento direto pode debilitar o sistema imunológico, tornando o organismo mais propenso às infecções respiratórias por vírus e bactérias, além de deixá-lo menos capaz de combatê-las.

1.1 Por que isso acontece? Isso ocorre devido ao fluxo frio de ar, que atinge o nosso corpo e músculos. Se você já tem músculos doloridos, o ar frio pode causar a contratura desses músculos, o que resulta em mais dor. Mesmo se os seus músculos não estiverem doloridos, a queda na temperatura pode causar dor nas costas.

O organismo se adapta às mudanças de temperatura. Para conter a perda de calor corporal, os vasos sanguíneos da superfície da pele se contraem. Esse movimento pode dar origem ao aumento da pressão sanguínea e, consequentemente, causar dor de cabeça.

Se você sofre de algum tipo de alergia, como rinite ou sinusite, dormir com o ventilador ligado não é uma boa ideia. Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos.

Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo. Para completar, vire o ventilador para o lado da janela – não precisa ser de frente, apenas voltado para ela.

O médico lembra que é importante “hidratar, umidificar a via respiratória (limpeza com soro fisiológico), deixar o ventilador longe do corpo e manter a manutenção dos aparelhos em dia (incluindo a limpeza)”, uma vez que a poeira acumulada pode conter microrganismos que podem fazer mal às pessoas.

Se você não tiver um aparelho de ar-condicionado, pode optar pelo uso de um ventilador – nunca ligado em direção direta ao corpo. Para potencializar o efeito, a dica é colocar uma tigela com cubos de gelo em frente ao aparelho. Ponto de atenção: não se esqueça de observar a umidade do ar do ambiente que irá dormir.

Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono. Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono. Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.

Muita atenção quando for usar espelho num quarto de dormir! Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.

Já ouviu falar na dica do gelo no ventilador? Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.

Idealmente, é melhor evitar tanto o ventilador quanto o arcondicionado quando estiver gripado, já que esses aparelhos podem deixar as mucosas mais ressecadas, piorando sintomas alérgicos.

Os sintomas mais comuns de alergia respiratória devido ao ar condicionado ou ventilador são dificuldade para respirar, sensação de garganta arranhada, tosse constante e nariz ressecado. Ao identificar esses sintomas, é importante desligar os aparelhos e analisar se os sinais são amenizados.

Na ausência de febre, congestão nasal e secreção purulenta do nariz, uma dor de cabeça na região dos seios da face (testa, rosto, bochecha) provavelmente não é sinusite. Se você apresenta esse quadro, de forma recorrente, procure um médico de sua confiança para confirmar seu diagnóstico, pois pode ser enxaqueca.

Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são:

  1. Colocar compressas frias ou mornas. Dependendo da causa da dor de cabeça, o uso de compressas frias ou quentes podem ser indicados para aliviar a dor. ...
  2. Tomar café ...
  3. Massagem na cabeça. ...
  4. Ter uma boa noite de sono. ...
  5. Tomar chá

Não é normal sentir dor de cabeça todos os dias. Existem diversas causas de dor de cabeça, incluindo enxaqueca, a mais conhecida delas. Sugiro acompanhamento com neurologista para avaliação, diagnóstico e tratamento.

Pode. Eu uso sempre aqui pra lubrificar os meus ventiladores. Eu aplico no ventilador todo. Ele não conduz eletricidade, então pode aplicar sem problema em qualquer parte do aparelho.

O barulho produzido pela grade do ventilador geralmente é o mais comum e pode incomodar bastante, sobretudo na hora de dormir. Com o tempo, a grade e demais partes plásticas sofrem desgaste e não se prendem uma a outra adequadamente. Com a vibração do motor, elas começam a chacoalhar e emitir barulho.

Óleo de cozinha não é fabricado com o intuito de lubrificar. Rapidamente, mesmo em pequena quantidade, ele começa a ficar grudento e junto com a poeira que entrar, vai se transformar numa cola, travando de vez a ventoinha.

Portanto, sim: sinusite e ar-condicionado têm uma relação direta. Afinal, o aparelho utilizado para climatizar um ambiente acaba reduzindo a umidade do local e, consequentemente, tornando o ar mais seco, o que pode dificultar a vida de quem já tem a propensão para a sinusite.