Como a pele se regenera?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quando nos machucamos de maneira superficial, eventualmente, o órgão volta ao normal. Chamamos isso de regeneração da pele. A regeneração das células acontece por meio da mitose, processo em que uma célula-mãe se divide e dá origem a células-filhas com o mesmo material genético.

Aspecto rosa-claro – maturação: considerada uma fase de tempo indeterminado, esse é o momento de reparo da pele, que, com a ajuda do colágeno e outros importantes fatores, começa a regenerar o que um dia foi lesionado. Essa fase pode durar de semanas a meses até que a pele esteja completamente regenerada.

O processo renovativo tem início nas partes inferiores da epiderme, e acontece de maneira com que células novas sejam transportadas até a camada superior, substituindo células mortas. É um processo contínuo e que acontece todos os dias.

As vitaminas B5 e B6 auxiliam a normalizar as funções da pele. Elas atuam controlando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, aumentando a resistência natural da pele e promovendo a renovação celular.

As células da epiderme por exemplo, são classificadas como células lábeis. Essas células têm alta capacidade proliferativa e de divisão contínua, elas estão continuamente em replicação celular, tem alto potencial regenerativo.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

A esfoliação facial está entre as melhores formas de como acelerar a renovação celular da pele, pois elimina as células mortas e desobstrui os poros. Para entender isso com mais clareza, podemos considerar que a pele livre tem melhor absorção de ativos, enquanto a obstruída tem baixa absorção.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

A regeneração epidérmica depende do equilíbrio adequado entre a proliferação e a diferenciação das células tronco da epiderme, assim como da remoção das células mortas superficiais (corneócitos) por descamação, para manter ou restabelecer a estrutura e as funções da epiderme.

Veja alguns dos principais a seguir.

  1. Óleo de coco. Rico em vitaminas como A e E, o óleo de coco é um ingrediente natural muito utilizado em cosméticos atualmente. ...
  2. Aloe vera. Outro ativo muito hidratante é a aloe vera, também conhecida como babosa. ...
  3. Mel. Poucos produtos são tão nutritivos quanto o mel. ...
  4. Manteiga de karité ...
  5. Uva.

A esfoliação é uma das formas mais eficazes de se livrar de células mortas. Lave o rosto com um tônico suave. Depois de usar a toalha morna, o próximo passo é lavar o rosto com um tônico suave — o mesmo que você costuma usar diariamente como parte de seus cuidados pessoais.

  1. 1) Procure ter uma boa noite de sono.
  2. 2) Use um bom hidratante noturno.
  3. 3) Lave o rosto com água fria.
  4. 4) Faça uma massagem facial.
  5. 5) Beba mais água e consuma menos sódio.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Colágeno Verisol
Em sua composição, é possível encontrar o tão conhecido colágeno do tipo 1, o qual é absorvido por nossa corrente sanguínea, produzindo, assim, fibras de colágeno que se destinam à manutenção e firmeza da pele. Collagen Gummy é o colágeno VERISOL® em gominhas sem açúcar!

Exemplos bastante conhecidos são a medula óssea, a pele, o epitélio intestinal, os músculos e, até mesmo, algumas regiões do cérebro.

O tecido nervoso e o tecido muscular apresentam células maduras incapazes de reproduzir-se.