Qual o único órgão que não se regenera?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Enquanto outros animais podem regenerar a maioria de seus órgãos, em humanos, camundongos e outros mamíferos somente o fígado tem essa capacidade frente à uma lesão ou quando um pedaço é removido.

Quando a agressão ao fígado é muito grave e se instala muito rapidamente, não havendo tempo para a regeneração – conhecida como hepatite fulminante. Ou então quando a agressão ao fígado ocorre de forma contínua e por muitos anos, como no caso do uso abusivo de álcool ou hepatite B e C crônicas.

O fígado é o único órgão do corpo humano que tem capacidade para se regenerar. Ele pode reconstruir até 75% de tecidos perdidos – é por isso que o transplante intervivo de fígado é um dos mais comuns, ficando atrás apenas dos transplantes de rins. O órgão volta ao tamanho normal em pouco tempo.

Como no interior do fígado não há nervos, o órgão não dói e, portanto, apesar da cápsula que o envolve ser bastante enervada, costuma não apresentar sintomas quando atingido por alguma doença.

O médico esclareceu que o rim, assim como pulmão e fígado, é um órgão que passa pelo processo de vicariação, ou seja, ele se regenera com facilidade.

Enquanto outros animais podem regenerar a maioria de seus órgãos, em humanos, camundongos e outros mamíferos somente o fígado tem essa capacidade frente à uma lesão ou quando um pedaço é removido.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

As células do fígado também são constantemente renovadas. Elas vivem aproximadamente três meses e são substituídas. Esse "superpoder" de renovação das células garante a integridade do nosso organismo.

Como o álcool afeta o fígado? O fígado possui enzimas capazes de destruir o álcool, transformando-o em outras substâncias. Entretanto, quando consumido em excesso, ocasiona lesões nas células hepáticas. Quando o indivíduo bebe com frequência o fígado não tem tempo de se regenerar.

As principais funções do baço são: Retenção de células mortas O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins). O que acontece é que ele captura células velhas e as elimina, reciclando o tecido sanguíneo.

Praticar atividade física regenera células do coração, mostra estudo - 17/05/2018 - UOL VivaBem.

Trata-se do Myrkl, medicamento que promete acabar com a ressaca da bebedeira e garantir o vigor no dia seguinte. Segundo ofabricante, o remédio funciona por até 12 horas no organismo e decompõe o álcool no intestino antes de chegar ao fígado.

Isso significa que o fígado com cirrose não pode ser curado, porque uma vez que ele foi lesionado, não é possível eliminar essa lesão. Assim, é fundamental um cuidado ainda maior com o controle da doença, para que ela não provoque a falência completa do órgão.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

A fibrose ocorre na formação de uma espécie de cicatriz no fígado, que o torna endurecido e com perda de função progressivamente. Ela pode ser causada por diversas doenças ou condições, como alcoolismo e hepatites virais.

Nos rins, a atuação do fumo é tão nefasta quanto em outras partes do corpo. E a explicação está no surgimento de pequenos bloqueios, as placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde circula o sangue. Isso causa problemas de pressão que, por sua vez, levam à DRC.

No mundo todo, as doenças mais comuns que levam à perda de função renal são as nefropatias hipertensiva e diabética. As doenças primárias do rim (as chamadas glomerulonefrites) são menos comuns porém, dentre essas, na população adulta, a mais frequente é a nefropatia por IgA.

Quando o sangue entra no fígado, ele se transforma em aglomerados de células do fígado chamadas lóbulos. Essas células são únicas porque podem passar pelo ciclo de criação de células mais de uma vez. Isso faz do fígado o único órgão humano que pode se regenerar.

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.