Qual o único órgão do corpo humano que se regenera?

Perguntado por: umota . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Enquanto outros animais podem regenerar a maioria de seus órgãos, em humanos, camundongos e outros mamíferos somente o fígado tem essa capacidade frente à uma lesão ou quando um pedaço é removido.

O fígado é o único órgão do corpo humano que tem capacidade para se regenerar. Ele pode reconstruir até 75% de tecidos perdidos – é por isso que o transplante intervivo de fígado é um dos mais comuns, ficando atrás apenas dos transplantes de rins. O órgão volta ao tamanho normal em pouco tempo.

Fígado humano
O processo de regeneração do tecido no fígado inicia-se tipicamente cerca de 10 a 12 horas após a sustentação do dano, e leva-se uma média de três dias para o fígado regenerar-se completamente.

Um deles é que o olho é a única parte do corpo humano que nunca cresce.

O nariz as orelhas são partes do corpo que nunca param de crescer ao decorrer da vida.

O médico esclareceu que o rim, assim como pulmão e fígado, é um órgão que passa pelo processo de vicariação, ou seja, ele se regenera com facilidade.

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

O ovário não tem a capacidade de regeneração. A sua cirurgia pode comprometer o seu futuro reprodutivo e levar a menopausa precoce.

Entretanto, o consumo crônico excessivo de álcool pode causar uma variedade de problemas hepáticos, incluindo excesso de gordura no fígado (esteatose), hepatite alcoólica (inflamação no fígado) e cirrose (fibrose permanente do fígado).

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool em excesso pode influenciar mais de 200 doenças, entre elas a cirrose hepática. Aproximadamente 35% dos pacientes considerados alcoólatras desenvolvem esse quadro.

Quando você pensa em problemas no fígado, o álcool quase sempre está no topo da lista de possíveis culpados. Mas, por ironia, isso pode não ser necessariamente verdade. Um estudo recente, realizado na Escola de Medicina de San Diego, mostra que o vinho tinto pode realmente protegê-lo contra doenças do fígado.

O fígado se localiza do lado direito do abdome, e é considerado a maior glândula do organismo.

Isso significa que o fígado com cirrose não pode ser curado, porque uma vez que ele foi lesionado, não é possível eliminar essa lesão. Assim, é fundamental um cuidado ainda maior com o controle da doença, para que ela não provoque a falência completa do órgão.

SINTOMAS DE GORDURA NO FÍGADO

  • Dores abdominais;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Aumento no tamanho do fígado.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

Qual é a parte do corpo que não tem ar? Resposta: O só-vacuo.

Estes são alguns dos "órgãos não vitais".

  • Baço. Este órgão está situado na parte posterior esquerda do abdômen, debaixo das costelas. ...
  • Estômago. ...
  • Órgãos reprodutores. ...
  • Cólon. ...
  • Vesícula biliar. ...
  • Apêndice. ...
  • Rins.

A questão é que o cérebro é o órgão que mais cresce após o nascimento (SUPERINTERESSANTE número 12, ano 3): até o sexto mês, deverá ter a metade do tamanho de um cérebro adulto e esse desenvolvimento não pode ser impedido por falta de lugar disponível entre os ossos cranianos.

Falo para meus clientes, que a boca é o local mais sujo do nosso corpo, pois temos mais de 700 tipos de bactérias e milhões delas habitam a boca. Hábitos inadequados ou falta de higiene bucal, além de causarem cáries, mal hálito e periodontites, podem acarretar problemas de saúde geral.

"Por volta dos 18 anos, a cartilagem vira osso, e a pessoa para de crescer", explicou o ortopedista Emerson Ravanello. Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante: como nariz e orelha. "Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo", complementou o médico.