Como acabar com calcanhar grosso e rachado?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Lavar e esfoliar bem os pés e calcanhares e em seguida passar Bepantol® Derma para hidratá-los profundamente, promovendo a renovação natural da pele e mantendo-a saudável e macia. A hidratação diária é recomendada para evitar o endurecimento e ressecamento da pele.

"É preciso apostar em produtos que tenham ação hidratante e também queratolítica, que vai degradar a queratina no local, afinando a pele. Gosto de associar cremes à base de ureia e ácido salicílico com vaselina, por exemplo.

Hidratação local é fundamental. Cremes hidratantes e queratolíticos à base de ureia e/ou ácido salicílico trazem excelentes resultados. Esfoliação ou utilização de lixas para os pés podem ser feitos 1 a 2 vezes por semana.

  • Bio Extratus.
  • Gi Descartaveis.
  • Jofadel.
  • Multinature.
  • Usc.
  • Vetoquinol.
  • Âmbar.

Coloque um litro de água morna e um copo grande de vinagre de maçã em uma bacia, considerando que o líquido deve atingir o nível das canelas. Isso vai ajudar a receita a amolecer as células velhas da pele e abrir os poros para garantir a melhor absorção da hidratação que você deverá fazer na sequência.

Hereditariedade, má alimentação, excesso de peso e doenças como a psoríase e diabetes são alguns dos fatores que ocasionam as rachaduras. A melhor forma de evitar que elas apareçam é manter os pés bem hidratados.

Além dos calçados abertos, os sapatos apertados, com palmilhas finas ou muito duras, também são prejudiciais para a saúde dos tecidos do calcanhar. Por isso, utilizar sapatos confortáveis, que ofereçam uma boa sustentação e absorção de impacto, é essencial para tratar o pé rachado e evitar que o problema reapareça.

5 dicas para deixar seus pés macios e lisinhos!

  1. Hidrate, hidrate e hidrate. Ao menos uma vez por dia, passe um creme próprio para os pés ou um hidratante potente, que contenha ureia ou ácido lático. ...
  2. Esfolie a pele uma vez por semana. ...
  3. Vá ao podólogo. ...
  4. Evite sapatos muito apertados. ...
  5. Faça pedicure a cada 15 dias.

escalda pés – responsável por “amolecer” a pele mais ressecada e relaxar; esfoliação – ajuda na remoção do excesso de células mortas ressecadas; hidratação – ajuda na absorção da água pela pele tratada para aliviar os desconfortos do ressecamento.

O esfoliante de arroz, mel e vinagre ajuda a remover as células de pele mortas além de hidratar a pele. Porém, a esfoliação só deve ser usada cerca de 2 vezes por semana, para não agredir a pele em excesso. Este esfoliante caseiro é perfeito para usar depois do banho e em substituição da lixa de pés, por exemplo.

Para aplicar, basta fazer uma misturinha com 3 colheres de sopa de óleo de coco, a mesma quantidade de um creme hidratante da sua preferência e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, é só aplicar nos pés no fim do banho, tomando bastante cuidado para não escorregar.

Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele”, orienta Márcia Donadussi. Há uma dica simples, mas que sempre funciona.

Primeiro você vai lavar os pés e, sem seguida, vai colocá-los “de molho” numa vasilha com água morna (1 litro) e 50 ml de vinagre. Fique com os pés nessa mistura por 15 minutos. Esse é o tempo necessário pra “amaciar” as asperezas e tornar a esfoliação, passo seguinte, ainda mais eficaz.

A saída é aplicar um hidratante específico para a região, de preferência um creme hidratante que, além de repor a água perdida e amaciar a pele, forma uma película protetora que previne a desidratação. Se quiser potencializar a absorção do produto, aplique o creme nos pés antes de dormir e enrole-os em plástico PVC.

Para este processo, será necessário separar 1 bacia, 3 litros de água morna, 2 copos de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Após combinar todos os ingredientes, mergulhe os pés durante aproximadamente 30 minutos. Em seguida, enxágue com bastante água e seque adequadamente.

“Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés acabam sendo aqueles cremes mais espesso, bem oleosinhos, mais umectantes. O Creme para Rachaduras dos Pés da Drogaria Minas Brasil é composto por 20% de Uréia, 1% de Alantoína, 3% de Ácido Salicílico e 1% de Alfa Bisabolol.