Como é feita a cirurgia de calcanhar?

Perguntado por: azagalo2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A cirurgia envolve a colocação de uma placa e parafusos no calcanhar para estabilizar os ossos quebrados. Depois da cirurgia, a pessoa precisa ficar seis a oito semanas sem apoiar o peso do corpo sobre o pé.

Se o osso do calcanhar é fraturado, o calcanhar fica sensível e o pé e o tornozelo ficam geralmente inchados, sem poder suportar peso. Geralmente, os médicos conseguem diagnosticar fraturas do calcanhar com base em radiografias, mas às vezes é necessária uma tomografia computadorizada.

As principais sequelas das cirurgias ortopédicas são: 1) problemas de cicatrização da ferida operatória, 2) infecção, 3) rigidez articular, 4) dor articular, 5) mal alinhamento do , 6) não consolidação óssea, 7) recidiva da deformidade, 8) lesão de vasos sanguíneos, 9) lesão de nervos, 10) lesão de tendão, 11) lesão ...

Geralmente oriento manter o sem carga (sem pisar no chão) por 4 a 7 dias, a depender da cicatrização. Após este período já se pode pisar sem preocupações com o uso de órteses para proteção das estruturas internas do .

Em quanto tempo poderei andar? A grande verdade é que não existe uma resposta exata para essa questão, pois a recuperação cirúrgica depende do tipo de fratura, modalidade cirúrgica, idade do paciente, entre outros. Por exemplo, crianças tendem a se recuperar rapidamente de uma fratura, podendo se recuperar em 02 meses.

Tenho dor no calcanhar que especialista procurar? Normalmente um ortopedista, contudo existe uma técnica chamada crochetagem, que é da prática do fisioterapeuta, e pode dar bons resultados para o seu problema.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico ortopedista (especialista em ortopedia) tendo em conta a história clínica e a avaliação médica.

É preciso procurar um ortopedista, de preferência especializado em pé e tornozelo. É melhor usar uma sandália rampada, porque joga o peso mais para a frente do pé e alivia a pressão do calcanhar. Existe uma série de possibilidades. É preciso fazer uma consulta para um diagnóstico correto.

Como é a recuperação da Fratura do Calcanhar. A fratura do calcanhar é grave, geralmente deixa sequelas e tem uma recuperação demorada e a pessoa pode ter que ficar de 8 à 12 semanas sem poder apoiar o pé no chão.

Se sua fratura foi relativamente pequena, geralmente demorará de três a quatro meses para voltar às atividades normais. No caso de fraturas mais sérias ou complicadas, o tempo de recuperação pode ser de um ou dois anos. Infelizmente, muitas fraturas no calcanhar nunca cicatrizam por completo.

Desta forma, a fratura do calcâneo é uma das mais complexas. É considerada grave, e com uma recuperação demorada – que pode levar de 8 até 12 semanas, no qual o paciente não poderá apoiar o pé no chão, devendo usar muletas para se movimentar.

O inchaço nos pés em período pós-cirúrgico é comum e ocorre devido a um trauma nos tecidos em que a cirurgia foi realizada. Por isso, um processo inflamatório é desenvolvido que leva ao edema.

A cirurgia pode, geralmente, ser realizada com o uso de anestesia local seletiva, ou seja, sem que seja necessária anestesia nas costas ou anestesia geral. Nesta anestesia local o paciente pode optar por dormir durante a cirurgia.

Quando sentir a necessidade de se virar, tente ficar levemente de lado – isso alivia o corpo e não prejudica a área operada. Ficar levemente de lado é a posição mais recomendada para pessoas que não podem ficar de barriga para cima devido à natureza de sua cirurgia.