Como acertar o tom do meu cabelo?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A regra é simples – tons de pele quentes combinam mais com cores quentes e tons de pele frios, com cores frias. O objetivo é escolher uma cor que destaque suas características naturais.

Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

O branco é a cor mais rara de cabelo, sobretudo, porque ocorre em pessoas que têm albinismo, que é uma condição genética rara. Além disso, ocorre com o passar do tempo com algumas pessoas também, conforme passam dos 40 anos de idade, no entanto, as causas são diferentes.

Para tirar o alaranjado do cabelo a maneira mais segura e rápida é matizando o cabelo. Usar um tonalizante prata ou cinza, irá neutralizar e harmonizar a cor, podendo chegar a um tom de loiro escuro acinzentado, por exemplo. O melhor do matizador é ele ser um produto versátil.

Tonalizante é a melhor forma de neutralizar a cor sem danificar os fios. O tonalizante é o segredo para acabar com aqueles reflexos avermelhados do castanho, sem danificar seus cabelos.

No caso da raiz que ficou mais clara, basta aplicar uma tinta escura por cima. A raiz ficou mais escura? Lembre-se da regra básica da colorimetria: tinta não clareia tinta. Nesse caso, o ideal é buscar um profissional para te ajudar a reverter o problema sem causar danos ao cabelo.

Encontre cores que completam o seu subtom de pele
Para exemplificar: o inverno fica com os tons frios como azul e cinza, o outono com os terrosos como marrom e laranja e assim vai. Com base na análise cromática, você pode encontrar o seu subtom de pele e descobrir quais cores o complementam.

O primeiro passo para aplicar a técnica é descobrir a temperatura da sua pele, que pode ser quente ou fria. Para você descobrir, pegue um tecido de cor quente (dourado, laranja, amarelo) e outro de uma cor mais fria (prata, roxo, azul), e coloque cada um próximo da sua pele.

As peles quentes costumam ter tonalidades puxadas para o rosa e o vermelho, enquanto as peles frias lembram mais o cinza e o azul, em tons mais gélidos. A tonalidade das veias também pode ajudar: se você enxerga as suas veias com um tom vermelho, sua pele é fria. Se enxerga verde ou azul, sua pele é quente.

Pesquisa apontou a morena Megan Fox como dona dos cabelos mais bonitos. Dizem que as loiras são unanimidade entre o sexo masculino, mas uma nova pesquisa contraria o senso comum: os fios longos e castanhos foram classificados como os mais atraentes na opinião dos homens. Com informações do site Female First.

Um terço deles, 33,1%, disseram que acham os cabelos castanhos mais atraentes, enquanto 28,6% afirmaram que gostam dos pretos - totalizando 59,7% das preferências pelas morenas. As loiras ficam com 29,5% dos votos, enquanto as ruivas são as menos populares, conquistando somente 8,8% dos votos.

- Tipo 1 ou cabelo liso: "É o cabelo mais desejado pelas brasileiras, porém somente 18% da população nasce com esse tipo de fio.

O castanho escuro é bastante intenso, ou seja, não costuma ter reflexos em outros tons. Nos fios, ele fica global, ou seja, apenas uma cor uniforme da raiz às pontas. É aquele tom natural que facilmente pode ser confundido com o preto e, por isso, deixa o visual sofisticado em quem tem a pele clarinha ou morena.

Para as morenas, esse tom de castanho escuro ajuda a destacar a cor da pele e cria um visual sofisticado e discreto. Se você ama os fios castanhos e quer mudar sem ousar, o chocolate é a escolha perfeita para as morenas.

Para saber qual tom de castanho é mais indicado para você, os cabeleireiros geralmente buscam acompanhar a cor da pele, que também varia entre quente e amarelada ou fria e rosada. "O ideal é procurar algo mais compatível com a pele; não a mesma cor, mas trabalhar sempre com temperaturas semelhantes.