Como alimentar a hipófise?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Para auxiliar em sua atuação, uma boa dica é ingerir alimentos ricos em fósforo, como as sementes de abóbora. Isso porque este mineral estimula a liberação do paratormônio e, sendo assim, favorece o seu funcionamento. A castanha do Pará e o salmão também são alimentos ricos nessa substância.

O hipotálamo ativa a hipófise com o GnRH, que estimula a secreção de FSH e LH, os quais agem nos testículos, promovendo a produção de testosterona e dos espermatozoides.

As recomendações para manter a hipófise saudável são aquelas essenciais para qualquer outro órgão do corpo: alimentação equilibrada e saudável, estilo de vida não sedentário e prática de atividades físicas, bem como sono de qualidade e descanso diário.

Para auxiliar em sua atuação, uma boa dica é ingerir alimentos ricos em fósforo, como as sementes de abóbora. Isso porque este mineral estimula a liberação do paratormônio e, sendo assim, favorece o seu funcionamento. A castanha do Pará e o salmão também são alimentos ricos nessa substância.

O que causa o excesso na produção dos hormônios pela hipófise? Geralmente, são tumores. Eles representam cerca de um quinto de todos os tumores cerebrais, e alguns de seus tipos predominam nitidamente em mulheres. Esses tumores podem secretar os hormônios hipofisários, só que em quantidade muito maior.

Entre outros, podem ser solicitados:

  1. Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise.
  2. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

A hipófise pode apresentar basicamente dois tipos de problema: Quando a glândula trabalha em excesso (hiperfunção) Ou quando há algum prejuízo da função glandular (deficiência).

ocitocina

A neuroipófise é considerada uma expansão do hipotálamo. Ela armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.

Você pode apostar em folhas verdes, cereais como aveia, frutas e legumes, e alguns grãos, como feijão. Já as proteínas magras inibem a grelina e aumentam a leptina. Boas opções são peito de frango e ovos.

endocrinologista

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

A Ressonância da Magnética da Sela Túrcica (também conhecida como ressonância da região selar ou ressonância da hipófise) é o melhor exame para avaliação da glândula hipófise.

A hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do crânio.

“Frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango, ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal”.

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

vitamina D

“A vitamina D ajuda na reposição hormonal, permitindo a produção de hormônios que retardam o envelhecimento dos ovários.

Conheça as principais doenças da hipófise?

  • Doença de Cushing. É uma patologia que provoca a produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela hipófise. ...
  • Acromegalia. ...
  • Hiperprolactinemia. ...
  • Hipertireoidismo.