Como as torrentes do Neguebe Bíblia?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Por isso o salmista escreve: “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe” (Salmo 126:4). Ao fazer referência as torrentes do Neguebe, o salmista estava falando da expectativa de completa transformação do estado do povo de Israel. Rios correndo em pleno deserto é sempre algo espetacular!

Correnteza de muita água (#Jó 6.15).

“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres” (versos 1 a 3).

O Neguebe é citado na Bíblia desde o livro de Gênesis. O livro de Salmos, por exemplo, também fala das famosas torrentes do Neguebe. O significado de Neguebe muitas vezes é traduzido como “sul” com o objetivo de fazer referência à sua região geográfica, mas em hebraico Neguebe significa “seco”.

O Neguebe é uma espécie de Sefelá sem água, porque sua altitude não chega a ser propícia para captar as nuvens e a umidade que, vinda do Mar Mediterrâneo a ocidente, acabam por resultar em chuvas abundantes, na época do inverno, nesta região do sul da Transjordânia.

Algumas das decisões mais importantes da vida são tomadas em momentos tristes, quando não há muitas opções nem tempo para reflexão e é impossível prever o desfecho do que estamos prestes a fazer.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

O salmo 126 é uma das passagens da Bíblia que tratam da volta e libertação de Israel depois de muitos anos de escravidão na Babilônia, e relata também a necessidade de se esforçar para colher bons frutos e renovar a fé e a força em suas atitudes.

1. Corrente de água rápida e impetuosa que provém de grandes chuvas ou do súbito derretimento das neves. 2. O álveo que a torrente tem aberto na vertente das montanhas.

Palavras torpes são aquelas cujo significado é sujo, obsceno e que não são utilizadas pessoas de educadas, descentes ou de moral.

24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.

O contexto do Salmo 126 se dá no retorno dos israelitas do exílio vivido na babilônia. Eles ficaram 70 anos como escravos na cidade, por conta de sua contínua desobediência ao Senhor.

A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14). Também foi usada para referir-se a locais geográficos específicos.

"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."

Localizado ao Sul de Israel, este deserto já foi casa de povos nômades, otomanos, edomitas, filisteus, bizantinos, nabeteus e outros. O território, que já foi rota de incensos e temperos vindos do Iêmen, hoje é ocupado principalmente por israelenses e beduínos.

Assim, as expressões «chuva temporã» e «chuva serôdia» significam que se trata de chuva que vem fora da sua época habitual, mas a temporã é a que aparece antes, e a serôdia é a que surge depois da época normal.