Como aumentar a energia do baço?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O baço/pâncreas tem preferência por alimentos com sabor doce. Alguns deles são: mel, castanha, amêndoa, noz, soja, grão de bico, feijão, abacate, banana, mamão, manga, mandioca, abóbora, beterraba, batata, batata doce, cará, cenoura, milho, couve-flor, carne de porco, chá de camomila, erva doce e cidreira.

A fitoterapia chinesa trata toda a falta de energia do baço com fórmulas contendo ginseng e outros tônicos para o baço, como astrágalo e atractylodes.

9h às 11h - Atenção ao baço e pâncreas - plante jambolão, pata de vaca, espinheira santa, salsa, malva e alecrim.

A deficiência em vitamina C exerce uma ação sobre a mobilização das reservas de ferro do baço, mas não sofre suas reservas hepáticas. A suplementação em vitamina C acelera a mobilização do ferro.

A partir da relação entre sabores, alimentos e órgãos, pode-se concluir que, para fortalecer ou tonificar um órgão, deve-se consumir alimentos associados. Por exemplo, para tonificar o Baço, deve-se consumir preferencialmente arroz, abóbora, carne bovina, amêndoas e inhame.

As principais doenças que podem causar o aumento do baço são: Infecções agudas ou crônicas (ex: mononucleose, esquistossomose, endocardite, tuberculose, etc) Doenças imunológicas (ex: lúpus, anemia hemolítica imune) Doenças hematológicas benignas (ex: talassemia, anemia falciforme na infância)

Melancolia (remoer pensamentos) afeta o Baço. Tristeza (mágoa, pesar) afeta os Pulmões. Medo afeta os Rins. Choque afeta os Rins e o Coração.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

Tem função imunológica e hematológica desempenhados por duas polpas, uma branca, formada por tecido linfoide e que produz e armazena os linfócitos (células de defesa do corpo), e outra vermelha, que destrói as hemácias defeituosas e idosas e armazena células de defesa, liberando-as na circulação quando necessário.

Para a Medicina Chinesa o Baço é considerado a residência do Intelecto (Yi) e é responsável pelo raciocínio aplicado, estudo, memorização, concentração, foco e criação de ideias.

- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado; - os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.

Entre as principais razões para o aumento do baço estão infecções variadas, como, psitacose, brucelose, endocardite bacteriana subaguda, calazar, sífilis, malária, tuberculose, entre outras.

O tratamento consiste em permanecer em repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios para controle dos sintomas. Caso o quadro evolua, pode causar o aumento do baço.

Os principais problemas presentes no fígado e que podem afetar o baço são: cirrose, aneurisma que afeta a artéria esplênica, obstrução das veias do fígado e hipertensão portal.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [6].

Má absorção de vitamina B12
A principal causa da má absorção desta vitamina é a gastrite atrófica, que pode levar o paciente a um quadro de anemia perniciosa. Além disso, em alguns casos, pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica também podem apresentar o problema.