Qual exame de sangue vê o baço?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático. O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições. É útil separar frutas e alimentos açucarados da refeição principal, para reduzir a fermentação digestiva e ajudar a preservar o baço.

Tomografia Computadorizada: É realizada quando se verificam alterações no Raio X e normalmente é solicitada para avaliar os pulmões, fígado, baço, pâncreas, articulações e faringe, por exemplo.

Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço

  1. 1- Soluços. O quadro pode causar a compressão de outros órgãos, que, embora não seja dolorosa, pode provocar efeitos no corpo. ...
  2. 2- Dificuldade de alimentação. ...
  3. 3- Aumento do volume abdominal. ...
  4. 4- Dor no hipocôndrio esquerdo.

Deve-se estar atento quando houver:

  1. Presença de dor na região superior abdominal do lado esquerdo;
  2. Sensibilidade quando a região é apalpada;
  3. Presença de tonturas;
  4. Aumento não explicado por outra natureza do ritmo cardíaco;
  5. Presença de palidez;
  6. Presença de enjoo.

Entre as principais razões para o aumento do baço estão infecções variadas, como, psitacose, brucelose, endocardite bacteriana subaguda, calazar, sífilis, malária, tuberculose, entre outras.

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

O baço/pâncreas tem preferência por alimentos com sabor doce. Alguns deles são: mel, castanha, amêndoa, noz, soja, grão de bico, feijão, abacate, banana, mamão, manga, mandioca, abóbora, beterraba, batata, batata doce, cará, cenoura, milho, couve-flor, carne de porco, chá de camomila, erva doce e cidreira.

9h às 11h - Atenção ao baço e pâncreas - plante jambolão, pata de vaca, espinheira santa, salsa, malva e alecrim.

Quando o baço é removido ou não funciona, o corpo perde parte da sua capacidade de produzir anticorpos de proteção e de eliminar microrganismos não desejados do sangue. Como resultado, a capacidade do corpo de combater infecções fica prejudicada.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Baço aumentado é perigoso
No caso da esplenomegalia reacional, a tendência é que o baço retorne ao tamanho normal depois que a infecção for combatida. Então, ela não é considerada perigosa. Mas quando está relacionado a alguma doença maligna, o aumento pode ser preocupante.

Sintomas de lesão do baço
Uma lesão ou ruptura do baço pode gerar dor e sensibilidade no abdômen. O sangue no abdômen atua como um agente irritante e causa dor. A dor é sentida no lado esquerdo do abdômen, por baixo da caixa torácica. Por vezes, a pessoa sente dor no ombro esquerdo.

A ruptura do baço é uma lesão grave, frequentemente causada por um trauma sobre o abdômen, como nos acidentes de trânsito, lesões desportivas, socos em brigas ou quaisquer tipos de pancadas na barriga. Ele pode romper imediatamente após o evento causador ou dias e até semanas após.

O baço não tem a capacidade de se regenerar ou crescer — diferente do que acontece com o fígado — após sua remoção. Porém, cabe uma observação interessante: algumas pessoas contam com um segundo baço — denominado de baço acessório.

O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins). O que acontece é que ele captura células velhas e as elimina, reciclando o tecido sanguíneo.

Melancolia (remoer pensamentos) afeta o Baço. Tristeza (mágoa, pesar) afeta os Pulmões. Medo afeta os Rins. Choque afeta os Rins e o Coração.